TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Direito

Relatório de pesquisa: Psicologia E Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

Psicologia e Direito

Os testes psicológicos não atingem total êxito para tirar 100% da dúvida, mas, mas isto não quer dizer que são dispensáveis. É importante ressaltar a condição dos testes como mais um recurso que auxilia o profissional na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando, seja em processo seletivo (exame psicológico ou psicotécnico), avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

Os testes psicológicos, da forma que se conhece hoje, são relativamente recentes.

Um teste psicológico é um procedimento sistemático para observar o comportamento e descrevê-lo com a ajuda de escalas numéricas ou categorias fixas. Em outras palavras, um teste psicológico é fundamentalmente uma mensuração objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. A história dos testes psicológicos, se destacam em sucessivas décadas, de tal

maneira que é possível associar muitos autores a alguns períodos bem específicos. Os testes psicométricos se baseiam na teoria da medida e, mais especificamente, na psicometria, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, enquanto os testes impressionistas, ainda que utilizem números, se fundamentam na descrição lingüística. Os testes psicométricos usam a técnica da escolha forçada, escalas em que o sujeito deve simplesmente marcar suas respostas.

Os testes coletivos são planejados, basicamente, para exame em massa. Em comparação aos testes individuais, têm suas vantagens e desvantagens. A maioria dos testes coletivos exige somente a habilidade de ler as instruções simples para os examinandos e manter o tempo exato. Dão mais uniformidade de condições, uma vez que difere dos individuais, tanto na forma de disposição dos itens quanto na característica de recorrer a itens de múltipla escolha, e a aferição dos seus resultados, geralmente, é mais objetiva.

O tipo de resposta mais utilizada em testes psicométricos, praticamente em sua totalidade é a escrita. A grande vantagem desta técnica é que os testes podem ser aplicados coletivamente a grandes amostras de sujeitos, ocorrência difícil de acontecer em situações nas quais as respostas são dadas verbalmente ou exige uma observação mais direta do comportamento do testando.

Os testes podem ser divididos e subdivididos nas seguintes categorias:

a) Objetividade e Padronização: Testes psicométricos e impressionistas;

b) Processo psicológico: Testes de capacidade intelectual; Teste de aptidões; Testes de aptidões específicas; Testes de desempenho;Testes de preferência.

c) Forma de Resposta: Verbal; Escrita: papel-e-lápis; Motor; Via computador: Os testes gráficos são mais adequados para começar um exame ou

avaliação psicológica. Eles refletem os aspectos mais estáveis da personalidade, e mais difíceis de serem modificados.

Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos para a tomada de informações de que se necessita e não deve ser entendida como um momento único em que um instrumento poderia ser suficiente para responder às questões relacionadas ao problema que se pretende investigar. Este tipo de processo é a base da atuação do profissional da psicologia seja qual for sua área (clínica, escolar, organizacional, jurídica, e outras).

A avaliação psicológica ou psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e o outro (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal 5 (psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente. A avaliação psicológica não tem por objetivo somente identificar os aspectos deficitários ou

patológicos do paciente, mas, em reconhecer os seus recursos potenciais e suas possibilidades. Ou seja, procura valorizar o que ele tem melhor, para viabilizar seus potenciais.

A avaliação psicológica é entendida, então, como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação a respeito de fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas, métodos, técnicas e instrumentos Embora um diagnóstico seja inqüestionavelmente crucial nas considerações terapêuticas de muitas patologias graves com um substrato biológico (por exemplo, esquizofrenia, transtornos bipolares, transtornos afetivos maiores, epilepsia de lobo

temporal, toxicidade farmacológica, doença orgânica ou cerebral decorrente de toxinas, causas degenerativas ou agentes infecciosos), ele é frequentemente contraproducente na psicoterapia comum dos pacientes com um comportamento menos grave.

Enfim, o psicodiagnóstico tem como perspectiva conseguir uma descrição e O laudo deve ser conclusivo e se restringir às informações estritamente necessárias à solicitação (objetivo da avaliação), com a intenção de preservar a privacidade do examinando.

O Laudo Psicológico não se confunde com o Parecer Psicológico, pois: Laudo Psicológico pela sua natureza, é um documento mais extenso e resultante de dados colhidos e analisados com a utilização de testes psicológicos, entrevistas e observações. Assim o Laudo tem um caráter de ser dentre outros aspectos, diagnosticador. Parecer Psicológico é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal e pontual do campo psicológico, diferentemente de uma questão bem mais complexa como um diagnóstico psicológico.

- Psicodiagóstico e Psicoterapia

O psicodiagnóstico ocupa um lugar de destaque entre as opções nos serviços de psicologia, independente do motivo que leva o paciente a procurar a instituição. Ele deve ser utilizado como dispositivo para planejar, guiar e avaliar a escolha e indicação terapêutica fundamentada.

Os instrumentos psicométricos estão basicamente fundamentados em valores estatísticos que indicam sua sensibilidade, sua validade e precisão. Costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. A precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer.

A CF/88 (artigos 227 e 228) dispõe, que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, ou seja, que eles têm todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com