TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as habilidades essenciais necessárias para um gerente de sucesso?

Projeto de pesquisa: Quais são as habilidades essenciais necessárias para um gerente de sucesso?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

PASSO 1

PESQUISAR NO PLT 302, E NAS BIBLIOGRAFIAS COMPLEMENTARES DA DISCIPLINA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, QUE CONSTAM NO SEU PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM:

1.1 Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Adaptabilidade

É quando o gestor trabalha em uma empresa no ramo petroquímico nacional, e mais tarde vai para uma farmacêutica inglesa, não importa em qual ramo vai trabalhar ele sabe o que fazer como se comportar e como lidar com as diferenças não se importa com reuniões que terá que dialogar com seis ou mais conselheiros administrativos. “As maneiras como os negócios são conduzidos nesses vários universos são muito diferentes, mas para ele é fácil se adaptar às várias formas de reportar os resultados, já que o mais importante é trazê-los", afirma Marra.

Resiliência

Sabe quando um executivo é colocado sob muita, muita pressão e, depois de entregar os resultados, passado o momento mais turbulento, ele se revolta por ter passado por aquilo? Pois então, resiliência é justamente o oposto disso. O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem, diga-se de passagem. Para ele, picos de trabalho não significa estresse acumulado, falta de respeito pelo seu trabalho ou excesso de carga. Picos de trabalho são apenas picos de trabalho, e eles passam. E são sem importância diante do desafio de comandar uma empresa.

Interatividade

Um líderes de cargos estratégicos precisam se cercar de pessoas confiáveis e competentes no que fazem deve sempre estar se comunicando para se ter uma proximidade para saber quem realmente esta tralhando ao seu lado, saber como lidar com seus funcionários para o seu melhor dentro da empresa tem que saber guia-los para que mostrem melhor.“Você pode ter as melhores pessoas possíveis na sua equipe. Mas se não souber conduzi-las, não terá como extrair o potencial delas ao seu lado”, afirma o headhunter.

Polivalência

O gestor deve ter uma boa desenvoltura em vários departamentos, Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas e souberam suprir o melhor de cada experiência para o seu melhor aperfeiçoamento.Um líder que passa por várias áreas tem uma visão mais ampla de onde quer chegar e como chegar.

Ponderação

Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços, decisões que mudam todo o rumo de companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias. Ponderar as melhores alternativas para ele, a companhia e demais envolvidos é uma habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso nisso. “Ele precisa avaliar quão benéfico será o impacto das mudanças para os resultados”, diz Marra.

1.2 O conceito de empresa, de gestor e empresário?

Empresa: Juridicamente, empresa significa uma ação que o empresário exerce. Desse modo, deve-se ficar claro que se trata de duas pessoas: empresa, pessoa jurídica, e empresária, pessoa natural.

Empresário: Distingue-se também a empresa da pessoa do proprietário, pois uma empresa bem gerida pode durar anos, enquanto o proprietário falece. É a ideia do conceito de instituição, em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado (art. 966 do Código Civil).

Gestor: O papel do gestor vai muito além do meramente administrar, desempenhando funções que há muito tempo resumiam se a essa prática. Segundo esse, pouco importa o termo a ser utilizado, desde que: O termo cultura organizacional vem diretamente associado de que as organizações são marcadas pelas interações sociais entre as pessoas, destacando as relações informais que ocorrem na escola, para além de uma visão meramente burocrática do funcionamento da instituição.

1.3 Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Segundo Idalberto Chiavenato (PLT Pag.49) um sistema aberto em uma empresa significa que ela apresenta elevada permeabilidade, ou seja, tem muitíssimas entradas e saídas que permitem intensas transações com seu ambiente externo. Por essa razão, apresenta pouca previsibilidade em seu comportamento. O sistema aberto possui uma variedade enorme de entradas e saídas, nem sempre bem conhecidas graças ao seu intenso intercambio com o meio ambiente. Esses tipos de sistema trocam matérias e energia regularmente com o meio ambiente, e são fundamentalmente adaptáveis, pois para elas sobreviverem precisam se adaptar continuamente as condições mutáveis do ambiente, ela vive em constante relacionamento com ele, recebendo varias entradas e transformando os de diversas maneiras, e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços.

Dentro de um sistema aberto nada é previsto e tudo é incerto, esse sistema trabalha com as condições adversas do seu ambiente interno e externo, a estrutura de sistema aberta é formada pela interação e o intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta, por a empresa possuir essa capacidade de mudança ela acaba moldando a estrutura do seu sistema rapidamente, transformando produtos, serviços, técnicas e estruturas para a sua sobrevivência no ambiente externo.

Essas organizações na teoria dos sistemas podem ser vistas como um sistema, e dinâmico, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.

Segundo Pereira In: Catelli (1999),

Como um sistema aberto, a empresa encontra-se permanentemente interagindo com seu ambiente. Como sistema dinâmico, realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que a mantém em constante mutação e requerem seja constantemente orientadas ou reorientadas para uma finalidade principal.

As organizações dependem de recursos do ambiente externo, recursos tais eles como humanos e matérias para garantir seu funcionamento, e os recursos para a compra e venda de seus produtos e serviços, por isso que a empresa é considera um sistema aberto, pois ela precisa viver em constante comunicação com o meio externo, além de manter sempre organizada de forma estruturalmente, materialmente e humanamente no ambiente interno.

O sistema aberto faz com que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com