TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais diferenças entre procariotas e eucariotas?

Ensaio: Quais são as principais diferenças entre procariotas e eucariotas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Ensaio  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

01) Quem foi Robert Hooke? Quais as premissas básicas da Teoria Celular propostas por Matthias Schleiden e Theodor Schwann?

R – Robert Hooke foi o primeiro cientista a descrever e a nomear a célula, na verdade o que ele visualizou foi à parede celular vegetal. A partir disso, a célula começou a ser conhecida no mundo cientifico, o que fez que muitos pesquisadores enunciassem propostas para compreendê-las, e entre eles estão M. Schleiden e T. Schwann. Eles propuseram que todos os seres vivos são formados por células e que nestas se encontra as atividades da vida.

02) Quais as diferenças básica entre células Procariontes e Eucariontes?

R – As células procariotas são de constituição mais simples se compara a eucariota, pois não há envoltório nuclear, nem organelas citoplasmáticas (com exceção os ribossomos), apresentam apenas um cromossomo circular e são, geralmente, menores que os eucariotas.

03) Diante do que afirma a Teoria Celular de que “As células são as unidades básicas de todos os organismos vivos”. O que poderíamos discorrer a respeito dos vírus?

R – Os vírus são seres acelulares e parasitas intracelulares obrigatórios, pois só tem atividade metabólica quando usa a maquinaria de uma célula por ele infectada. Portanto, os vírus somente são considerados seres vivos dentro de uma célula, fora não.

04) Quais os níveis básicos de organização dos seres vivos em sua ordem crescente?

R – Átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas, organismo.

05) Diferencie a mitose da meiose, detalhando sua importância para a manutenção dos organismos vivos.

R – A mitose é o processo pelo qual uma célula se divide em duas, e seu material genético fica conservado. Este tipo de divisão regulariza o número de células nos seres pluricelulares, e nos seres unicelulares serve como meio de reprodução. Já na meiose ocorrem divisões sucessivas, que fazem com que as células fiquem com metade de seu material genético. Para os organismos multicelulares este tipo de divisão é essencial na reprodução sexuada.

06) Qual a importância da meiose ser uma divisão celular “Reducional” para os seres vivos?

R – Ela serve para manter constante o número de cromossomos em uma determinada espécie e também para manter o volume celular pouco variante.

07) O que significa dizer que “há entre as células eucarióticas uma grande diversidade morfológica” ?

R – Que dizer que as células eucariotas podem assumir formas e estruturas diferentes, de acordo com suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com