TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA eucariotas e procariotas

Seminário: BIOLOGIA eucariotas e procariotas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 6

BIOLOGIA

Há apenas dois tipos de células> EUCARIONTES e PROCARIONTES

Proncariontes: cujos cromossomos não são separados do citoplasma por membranas

Eucariontes: com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.

*As células procariontes caracterizam-se pela escassez de membranas. A única membrana existente nela é a membrana plasmática.

As procariontes não contém membranas que separam os cromossomos do citoplasma.

Célula procarionte (bactéria) A célula é envolvida por uma parede rígida presa á membrana plasmática. Na face interna da membrana, encontra-se enzimas relacionadas com a respiração e que estão representadas, no desenho, por pequenas raquetas. O citoplasma contém numerosos polirribossomos, mas não apresenta o sistema de membranas que existe nas células eucariontes.

*No citoplasma da bactéria existem ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiros (mRNA), constituindo polirribossomos.

*As células procariontes não se dividem por MITOSE, e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação.

*Outra diferença entre a célula procariontes e eucariontes é a falta de um CITOESQUELETO nas células procariontes. Nas eucariontes, o citoesqueleto é responsável pelos movimentos e pela forma das células, que, muitas vezes, é complexa.

*Células eucariontes são compartimentadas – elas apresentam duas partes morfologicamente bem distintas – o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolvido pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear.

*O citoplasma das células eucariontes contém as organelas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e perixissomos.

*Membrana Plasmática é a parte mais externa do citoplasma, que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular. As unidades de membranas são bicamadas lipídicas formadas principalmente por fosfolipídios e que contem uma quantidade variável de moléculas protéicas, mais numerosas nas membranas com maior atividade funcional ( as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana).

*Mitocôndrias são organelas esféricas ou, mais frequentemente, alongadas. A principal função é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP (adenosina-trifosfato). A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar suas diversas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica.

*Retículo endoplasmático > no citoplasma das células eucarionte existe uma rede de vesículas achatadas, esféricas e túbulos que se intercomunicam, formando um sistema

continuo. Esses elementos apresentam uma parede formada por uma unidade de membrana que delimita cavidades, as cisternas do reticulo endoplasmático. As cisternas constituem um sistema de túneis, de forma muito variável, que percorre o citoplasma. Distinguem-se o reticulo endoplasmático rugosos ou granular e o liso.

A membrana do reticulo endoplasmático rugosos apresenta os ribossomos na sua espécie voltada para o citosol.

O reticulo endoplasmático liso apresenta-se principalmente como túbulos que se anastomosam e se continuam com o reticulo rugoso. Esse retículo é muito desenvolvido em determinados tipos de células, como, nas que secretam hormônios esteróides, nas células hepáticas e nas células da glândula adrenal.

*Endossomos > formam um compartimento que recebe as moléculas introduzidas no citoplasma das células pelas vesículas de pinocitose, que se originam da membrana plasmática. Os endossomos podem ser considerados como uma parte da via lisossomal, porque muitas moléculas que se dirigem para os lisossomos passam antes pelos endossomos.

*Aparelho de Golgi > Em muitas células, o aparelho de Golgi localiza-se em posição constante, quase sempre ao lado do núcleo, em outras células, ele se encontra disperso pelo citoplasma. Essa organela apresenta múltiplas funções; mas, dentre elas, cabe destacar que é muito importante na separação e no endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção (que serão expulsa da célula), os lisossomos, as vesículas que permanecem nos citoplasmas ou a membrana celular.

*Lisossomos > são organelas, cujo interior é ácido e contém diversas enzimas hidrolíticas (enzimas que rompem moléculas, adicionando os átomos das moléculas de água). Os lisossomos são depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, por fagocitose, ou então, organelas da própria célula. A destruição e renovação de organelas é um processo fisiológico que permite á célula manter seus componentes em bom estado funcional e em quantidade adequada às suas necessidades do momento.

*Perixissomos > são organelas caracterizas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio. Os perixissomos contêm a maior parte da catalase celular, enzima que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. A atividade da catalase é importante porque o peróxido de hidrogênio que se forma nos peroxissomos é um oxidante enérgico e prejudicaria a célula se não fosse eliminado rapidamente.

O conteúdo enzimático dos perixissomos varia muito de uma célula para a outra, notando-se ainda que, em uma mesma célula, nem todos os perixissomos têm a mesma composição enzimática. Essas enzimas são produzidas pelos polirribossomos do citosol, conforme as necessidades da célula, e muitas vezes, como uma adaptação para a

destruição de moléculas estranhas que penetram na célula, como álcool etílico e diversos fármacos.

*Receptores da membrana dos peroxissomos captam proteínas que apresentam sinal especifico e são sintetizados no citosol. Os perixossomos crescem pela incorporação de proteínas sintetizadas nos polirribossomos livres no citosol, contendo uma sequência especial de três aminoácidos próximos á extreminadade carboxila da molécula protéica.

*Citoesqueleto > estabelece, modifica e mantém a forma das células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com