TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto Vale ou é por quilo?

Por:   •  20/10/2017  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Quanto vale ou é por quilo?

O filme do diretor Sérgio Bianchi lançado em 2005, nos relata uma comparação entre o período da escravidão e da sociedade brasileira contemporânea, apontando o crime, a lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão, pobreza, mais-valia e o marketing social como ponto principal da história.

Logo no primeiro episodio do filme mostra um senhor branco raptando o escravo de uma negra, que possuía os documentos legais sobre ele. Decidida  então ela vai atrás de seus direitos e acaba sendo julgada por invadir a propriedade de um branco. Os escravos que ali desejavam a sua liberdade teriam que comprar a sua auforia.

 Posteriormente, o filme coloca em questão as empresas e ONGs que dizem fazer o “bem” em troca de um interesse comum, o lucro. A empresa Stiner investe em um projeto chamado informática na periferia com o intuito de lavagem de dinheiro. Mas o povo que reside no local não ficou muito satisfeito com essa ação.

Com o desemprego e a falta de oportunidade acaba levando as pessoas para o mundo do crime, Candinho foi um deles que desempregado decide entrar no crime, e em busca de dinheiro acaba tirando a vida de outras pessoas.

O sistema capitalista onde o dinheiro é mais importante que o ser humano, induz a sociedade ser mais consumista e cada vez mais individualista. Esse sistema gerador de desigualdade social e opressor divide a sociedade em classes sociais. Atualmente presenciamos todos os dias na televisão cenas de corrupção, lavagem de dinheiro e criminalidade que a maioria das vezes acaba sendo mascarada.

Quanto mais lucro e consumo esse sistema se fortalece gerando um círculo vicioso onde induz o ser humano a querer cada vez mais, aumentando a sim seu próprio ego. A desigualdade social acaba levando ao individuo a se utilizar de meios como a criminalidade para conseguir algo que precisa ou então pela própria necessidade de consumir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com