TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Urgencia E Emergencia

Artigos Científicos: Questionario Urgencia E Emergencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 11

1) Qual o local apropriado para instalação de um acesso periférico durante a PCR? O que fazer para facilitar a punção?

R: Se o paciente não tiver uma via endovenosa disponível antes da parada cardiorrespiratória recomenda-se que se obtenha um AVP, devendo-se procurar por uma via de acesso na fossa antecubital (podendo ser a veia cefálica ou a basílica), punho ou dorso da mão, ou então a jugular externa, pois não é recomendada a interrupção das compressões torácicas para estabelecimento de via venosa. Deve-se evitar vias venosas em regiões distais das extremidades, sobretudo nos pés e nas pernas, pois isto retardará a chegada do medicamento ao coração. É recomendado também realizar medicação em bolus, elevando o membro de infusão por 20 segundos, para fins de facilitar e acelerar que a droga infundida chegue ao coração.

2) Morte óbvia é aquela em que a vitima apresenta:

( ) a- Perda de massa encefálica.

( ) b- Amputação de uma ou das duas pernas em PCR.

(X) c- Estado de putrefação, segmentação do tronco e decaptação.

( ) d- PCR por mais de dez minutos.

3) Quais as formas de estabelecimento de uma via aérea definida? Qual é a melhor para a PCR?

R: Existem duas formas de estabelecimento de vias aéreas definidas. São elas:

Intubação Orotraqueal e Traqueostomia

Caracteriza-se como IOT o procedimento de suporte avançado de vida onde o médico, com a ajuda de um laringoscópio, visualiza a laringe e através dele introduz o tubo orotraqueal na traqueia. A IOT permite o controle das vias aéreas, protege contra aspiração, possibilita elevadas concentrações de O2, aspiração traqueal, administração de drogas.

Caracteriza-se como Traqueostomia o procedimento médico que visa a abertura na traqueia e a colocação de uma cânula buscando manter e liberar a via aérea de forma temporária, podendo também ser definitiva. Esta indicada em casos de obstrução súbita da via aérea superior; trauma; corpo estranho; inalação ou injuria após agentes corrosivos, etc. Uma de suas desvantagens é a possibilidade de complicações intraoperatórias como a PCR.

Deste modo como explicado acima fica claro que a melhor definição de vias aéreas para a PCR é a IOT.

4) Quais as vantagens obtidas com o uso de reanimadores ventilatórios manuais com reservatório de oxigênio (ambú com bag)?

R: O Ambu tem finalidade de promover a ventilação artificial enviando ar comprimido ou enriquecido de oxigênio para o pulmão do paciente em casos como: parada respiratória, asfixia, afogamento, infarto e tudo que pode levar o paciente a ter uma parada cardiorrespiratória, o ambu é utilizado após as compressões torácicas auxiliando na ventilação.

O Ambu ou Reanimador, é muito utilizado em situações de resgate e primeiros socorros, por ser um item indispensável, ele também é muito utilizado em UTI e salas de emergência.

Algumas de suas vantagens são: é eficaz e atua contra a contaminação tanto da vitima que esta sendo socorrida quanto ao profissional que presta o socorro. É de fácil esterilização, encontrada em vários tamanhos, que se adéquam para cada tipo de vitima.

5) Qual o objetivo do uso da cânula orofaríngea (cânula de guedel)? Qual a técnica de medição do tamanho adequado para cada paciente?

R: A cânula orofaríngea também conhecida como cânula de guedel tem por objetivo manter as vias aéreas superiores desobstruídas (para auxiliar na respiração com ambú/mascara), mantendo a língua posicionada anteriormente e deixando-a fora da parede posterior da faringe, popularmente falando evitar que a “língua caia” e obstrua a passagem de ar. O tamanho adequado da cânula orofaríngea é verificado do lóbulo da orelha ate a ponta do nariz, que corresponde ao tamanho da cavidade oral. E também pela circunferência do dedo mínimo do paciente que corresponde ao número da cânula.

6) Até a confirmação radiológica em quais situações devemos presumir a presença de um TRM? Relacione em prol do paciente.

R: É necessário suspeitar de um TRM nas seguintes condições em que a vitima apresenta:

 Danos neurológicos tais como alteração da função motora, sensitiva e autônoma.

 Acidente de carro - Efeito Chicote

 Mergulho em águas rasas

 FAF

 FAB

 Quedas

 Esportes

 Politraumatizado

 Vítimas inconscientes que sofrem algum tipo de trauma

 Dor ou deformidade em qualquer região da coluna vertebral

 Traumatismo facial grave; TCE; traumatismo craniano fechado

 “Formigamento” (anestesia) ou paralisia de qualquer parte do corpo abaixo do pescoço.

Ressalta-se que a correta abordagem de vitimas com suspeita de trauma raque medular (TRM) influenciará no resultado final do seu quadro clinico. Que se realizado de forma correta poderá evitar possíveis danos irreversíveis a vitima.

7) Quais os cuidados que devem ser tomados com uma parte amputada, visando o sucesso da cirurgia de reimplante?

R: A parte amputada deve ser acondicionada hermeticamente em um saco plástico SECO, ou em luva cirúrgica. Colocar em um recipiente com gelo, nunca diretamente em contato com o mesmo.

Nunca:

 Lavar a parte amputada.

 Envolver a parte amputada em gazes úmidas. A hidratação das células amolece o tecido, reduzindo a possibilidade de reimplante.

 Envolver a parte amputada com gelo. Colocar sobre o gelo, se as bordas congelarem o reimplante não terá sucesso.

8) Como são classificadas as queimaduras?

R: As queimaduras são traumatismos, lesões da pele provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos, animais, vegetais, frio, eletricidade, etc. Se não tratadas adequadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com