TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Diferença Entre Urgência E Emergência?

Monografias: Qual A Diferença Entre Urgência E Emergência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Urgência

Situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediata

Emergência

Situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato.

A avaliação sobre o que é emergência e o que é urgência é feita no momento da triagem médica, quando se avalia o quadro, os potenciais riscos, a dor e o sofrimento do paciente. Nos Pronto-Atendimentos e Pronto-Socorro da Unimed-BH essa classificação é feita com o apoio do Protocolo de Manchester, um processo dinâmico de identificação dos clientes que necessitam de tratamento imediato. Ele permite identificar e priorizar os quadros mais graves, atendendo-os primeiro. Quando mais grave for a situação do paciente, mais rapidamente ele será atendido, independente da ordem de chegada. Quando se trata de urgência e, principalmente, de emergência, tempo é vida.

Os Pronto-Socorros são unidades de atendimentos de urgências e emergências localizadas nas unidades de saúde. Existe uma gradação do nível de complexidade que cada PS pode atender. No Brasil temos:

Suporte Primário – Atenção básica em saúde, não atua em urgências nem emergências.

Suporte Secundário – Atendem pequenos traumas, feridas e algumas emergências clínicas.

Suporte Terciário – Atendem todos os traumas e emergências clínicas.

Suporte Quaternário – Realizam procedimentos altamente específicos, em casos de grande complexidade.

À medida que o grau de complexidade sobe, diminui o número de PS disponíveis.

ASU - Auto Socorro de urgência

SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O SAMU´s responsáveis pelo atendimento de urgências e emergências no espaço pré-hospitalar, ou seja, atendimentos em domicílios, em vias públicas, enfim, qualquer lugar coberto pelo serviço, o qual é público e mantido com recursos do SUS. Esse serviço elevou consideravelmente a qualidade de transporte dos pacientes aos hospitais, aumentando a expectativa de vida dessas pessoas e melhorando a qualidade do atendimento a pacientes de urgências e emergências. O médico de urgência trabalha dentro das Usas (Unidades de Suporte Avançado de Vida). O emergencista, atendente de saúde ou socorrista trabalha dentro da USB (Unidade de Suporte Básico da Vida). Ambos, indo até os atendimentos dos casos mais graves

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »