TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Еnfermagem no processo da acreditação hospitalar em um serviço de urgência e emergência

Pesquisas Acadêmicas: Еnfermagem no processo da acreditação hospitalar em um serviço de urgência e emergência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.589 Palavras (23 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 23

enfermagem no processo da acreditação hospitalar em um serviço de urgência e emergência

Nursing role during accreditation process of an emergency service

La enfermería en el proceso de la acreditación hospitalaria en un servicio de urgencia y emergencia

Suzinara Beatriz Soares de LimaI; Alacoque Lorenzini ErdmannII

ICoordenadora da Área Apoio do HUSM-RS, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC – Florianópolis (SC), Brasil

IIDoutora em Filosofia da Enfermagem; Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC – Florianópolis (SC), Brasil; Pesquisadora CNPq. Professora Orientadora PEN/UFSC

Autor Correspondente

________________________________________

RESUMO

OBJETIVO: construir ações de enfermagem para reestruturar o Pronto Socorro de um hospital universitário de acordo com os padrões da Acreditação Hospitalar em urgência e emergência segundo o Ministério da Saúde.

MÉTODOS: realizou-se uma prática investigativa com um grupo de oito enfermeiros do setor mediante um processo crítico-reflexivo e interventivo acerca da organização do trabalho da enfermagem.

RESULTADOS: os itens destacados para reestruturação foram quatro: Equipe treinada para atendimento em urgência e emergência, registro das ações assistenciais aos pacientes em observação, equipamentos, medicamentos e materiais compatíveis com a estrutura do serviço e acompanhantes ou responsáveis informados sobre o estado geral do paciente assistido.

CONCLUSÃO: o estudo possibilitou reflexões em busca da qualidade no cuidado de enfermagem, instrumentalizando a equipe na busca da Acreditação Hospitalar, com vistas à melhoria da qualidade da assistência.

Descritores: Acreditação; Gestão de qualidade total; Qualidade da assistência à saúde; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Serviços médicos de emergência

________________________________________

ABSTRACT

OBJECTIVE: to determine nursing role during the accreditation process of the emergency room of a university hospital to meet the criteria of the Brazilian Ministry of Health.

METHODS: a critical-reflexive process was used to obtain the opinion of eight nurses regarding their role in setting up the structure of the nursing service.

RESULTS: the main items related to the structure of the nursing service were: (1) well trained emergency team; (2) appropriate documentation of care; (3) maintaining necessary equipment, medications, and supplies accessible; and, (4) keeping family members or responsible party well informed regarding the patient's progress.

CONCLUSION: this study may lead to further reflections on ways to reach quality care and meet requirements for accreditation.

Keywords: Accreditation; Total quality management; Quality of care; Quality assurance, health care; Emergency service

________________________________________

RESUMEN

OBJETIVO: construir acciones de enfermería para reestructurar el servicio de Emergencia de un hospital universitario de acuerdo a los patrones de la Acreditación Hospitalaria en urgencia y emergencia según el Ministerio de Salud.

MÉTODOS: se realizó una práctica investigativa con un grupo de ocho enfermeros del sector mediante un proceso crítico-reflexivo y de intervención acerca de la organización del trabajo de la enfermería.

RESULTADOS: los items destacados para la reestructuración fueron cuatro: Equipo entrenado para la atención en urgencia y emergencia, registro de las acciones asistenciales de los pacientes en observación, equipos, medicamentos y materiales compatibles con la estructura del servicio y que los acompañantes o responsables son informados sobre el estado general del paciente asistido.

CONCLUSIÓN: el estudio permitió reflexiones en búsqueda de la calidad en el cuidado de enfermería, instrumentando al equipo en la búsqueda de la Acreditación Hospitalaria, con vistas a la mejoría de la calidad de la asistencia.

Descriptores: Acreditación; Gestión de calidad total; calidad de la asistencia a la salud; Garantía de la calidad de los cuidados de salud; Servicios médicos de emergencia

________________________________________

INTRODUÇÃO

A organização é um sistema de esforço cooperativo com normas, métodos e processos de trabalho, atribuições, responsabilidades e poder. Desde que o ser humano vive em grupo e faz parte da sociedade, pratica a administração, regulando o seu comportamento e dos grupos sociais. Esta regulação em uma organização demonstra a sua competência, a qual depende de uma estrutura clara de indicadores e padrões de desempenho.

O Ministério da Saúde (MS) propõe a participação voluntária das instituições de saúde no processo de Acreditação Hospitalar (AH), estimulando-as à melhoria contínua da qualidade e integração à sociedade civil. Este processo é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Políticas de Saúde, utilizando o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar(1).

A Acreditação surgiu em 1912, na América do Norte, com o Colégio Americano de Cirurgiões que, em 1950, aliando-se ao Colégio Americano de Clínicos e à Associação Canadense de Hospitais, cria a Joint Commission on Accreditation of Hospitals (JCAH). Em 1970, divulgam-se os padrões ótimos de assistência que sai da original estrutura hospitalar para processos e resultados. Em 1987, com nova denominação, Joint Commission on Accreditation of Healtcare Organizations (JCAHO), torna-se mais clínico o monitoramento das atividades, focando o desempenho organizacional e as questões relativas ao atendimento médico propriamente dito. Em 1988, passa a incluir também a assistência domiciliar e, recentemente, toda a rede de serviços de saúde(2).

Pode-se afirmar que os primeiros modelos direcionados à gestão da qualidade da assistência médica, dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com