TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão social é o trabalho do assistente social

Por:   •  21/8/2019  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Questão social e o trabalho do assistente social

Questão social é todo tipo de expressão da precarização da vida social, que leva a desigualdade e exclusão. Sendo vinculada de maneira especifica ao modo de produção capitalista.

É no período da Revolução Industrial, que se instaura o capitalismo industrial onde há a ascensão da questão social, que vem do processo de urbanização e industrialização, em relação ao trabalho e o capital.

Todo o processo de trabalho e capital acaba que acarretando a precarização da vida social. Antes no período feudal a miséria se dava por razão da escassez, ao contrario do modo de produção feudal, no modo de produção capitalista a miséria vem em meio a abundancia das riquezas obtidas.

Com a valorização da acumulação flexível do capital há o efeito no qual a riqueza só aumenta para os detentores de capital enquanto ocorre o processo inverso aos trabalhadores, que cada vez mais aumenta sua pobreza. Ao mesmo tempo em que o processo de produção é grande, tendo processo todo coletivo. Há uma má distribuição de suas riquezas ficando sua apropriação apenas na esfera privada. Sendo assim as expressões da questão social não são naturais, mas sim construídas socialmente pelos interesses do capital.

A questão social sendo determinada pela relação do trabalho, em meio a tanta precarização os trabalhadores resolve torna publico todas questões vividas por eles, por meio de reivindicações.Fazendo com que o Estado perceba a necessidade de intervir nas expressões para minimizar as reivindicações, por meio de políticas publicas, que serviriam de estratégias para o controle do modo de produção. Através dessas constituições de politicas publicas o Estado começa a responder as condições de superexploração da força de trabalho, havendo a necessidade de profissionais para se fazer a intervenção dessa grande demanda que se tornou, a função dos profissionais era para fazer a mediação ao enfrentamento das expressões sociais, desta forma uma manobra de controle.

O trabalho do assistente social tem como objeto de intervenção a questão social, visto que se pode considerar, esta é a matéria prima do serviço social. Inicialmente o profissional teve papel de controlar as expressões sociais, tendo como meio estratégico as politicas publicas, movidos pelos interesses do Estado.

Os assistentes sociais trabalham nas mais diversas expressões, movidos pelos interesses sociais, viabilizando os direitos junto às lutas da classe trabalhadora. Sendo assim sendo necessário compreender as varias expressões da atualidade, fortalecendo os diversos movimentos sociais, para que o Estado atenda suas demandas. Trabalhando na esfera da formulação, avaliação, gestão e monitoramento das politicas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com