TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Ecologia Florestal

Artigo: Questões Sobre Ecologia Florestal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  4.987 Palavras (20 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 20

18) O que é espécie?

Unidade básica de classificação dos seres vivos. Designa populações de seres com características genéticas comuns, que em condições naturais reproduzem-se gerando descendentes férteis e viáveis. Embora possa haver grande variação morfológica entre os indivíduos de uma mesma espécie, em geral, as características externas de uma espécie são razoavelmente constantes, permitindo que as espécies possam ser reconhecidas e diferenciadas uma das outras por sua morfologia.

19) O que é população?

Grupo de organismos de uma mesma espécie, coexistindo ao mesmo tempo e no mesmo espaço, e capazes, na maioria, de se intercruzarem, produzindo descendentes férteis.

20) O que é comunidade?

Todas as populações que ocupam determinado local do meio ambiente. Plantas, animais, bactérias e fungos que vivem num ambiente, interagindo entre si, com composição própria, estrutura, relações ambientais, desenvolvimento e função.

21) O que é ecossistema?

É um sistema ecológico natural constituído por seres vivos (componente biótico) em interação com o ambiente (componente abiótico) , e cujas dimensões podem variar consideravelmente

22) O que é habitat?

22) Refere-se a um determinado espaço ou ambiente onde os fatores físicos e biológicos se interagem, formando condições mínimas para a manutenção de um ou de muitos organismos . Este termo é utilizado tanto de maneira restrita (o habitat de um organismo) como de maneira muito ampla (o habitat de floresta).

23) O que é nicho ecológico?

23) Termo que inclui não somente o lugar restrito em que vive um organismo, mas também inclui sua função (posição trófica e posição com relação aos gradientes de vários fatores físicos, tais como temperatura, pH, umidade) na comunidade da qual faz parte.

24) O que é ecologia?

24) Ciência que estuda todas as relações entre os organismos atuais e os ambientes envolventes, a distribuição dos organismos nestes ambientes, bem como a natureza das suas interações.

25) O que é variabilidade genética?

A variabilidade genética de uma população é uma característica desta população que é determinada pela ação conjunta do processo de seleção natural da deriva genética (onde nesta, a freqüência de genes na população é determinada mais pela chance do eu pelas vantagens evolutivas). A importância relativa da deriva genética é mais elevada nas populações pequenas, isoladas, das quais como conseqüência se espera haver perda de variabilidade genética.

26) Como a variabilidade genética é produzida?

27) O que é evolução biológica?

28) O que é seleção natural?

Expressão introduzida a partir da publicação clássica da Charles Darwin, em 1859 ( “ A origem das espécies por meio da seleção natural” ), em que as “ forças da Natureza” determinam em que alguns indivíduos, estando mais bem adaptados à sobrevivência, contribuem com maior intensidade na perpetuação da sua espécie, imprimindo assim, modificações genéticas ao longo do tempo ( ou ao longo do processo evolutivo).

29) O que é seleção sexual?

30) A seleção natural tende a aumentar ou reduzir a variabilidade? Explique.

31) O que é especiação?

Denominação utilizada para o processo de formação de uma espécie nova. As duas modalidades mais aceitas são a especiação por isolamento geográfico, dita alopátrica e aquela devida à evolução gradual, ou filética.

32) O que é vicariância?

No processo evolutivo, quando ocorre fragmentação ou separação de indivíduos com um ancestral comum, em diferentes áreas, denomina-se vicariância.

33) O que é e qual a importância da Ecologia Florestal?

34) Conceitue a expressão “Origem Polifilética”. Há relação entre o surgimento do grupo de angiospermas com a própria diversidade deste grupo e com a diversidade de recursos? Explique.

35) Há diferença conceitual entre os termos Clima e Tempo? Explique.

36) Quantos e quais são os blocos de florestas tropicais úmidas no globo?

37) As florestas tropicais úmidas correspondem a ecossistemas homogêneos e estáveis? Explique

38) Como funciona a célula de Hadley no contexto da formação do padrão macroclimático global e sua influência sobre a formação dos diferentes biomas?

As células de Hadley são mecanismos de transferências de energia do equador em direção aos pólos(principalmente), e também na direção leste/oeste. Devido ao formato da terra e sua inclinação, a linha do equador tem alta radiação. Muita luz implica em temperaturas mais elevadas, a água aquece e tem alta evaporação. Às moléculas de ar se expandem ao se aquecerem com o aumento de temperatura, ganham altitude (ficam mais leves, pois perdem densidade) junto com as moléculas de água. O espaço ocupado pelo ar e vapor d’água, que correspondem as áreas de baixa pressão que se expande por toda região do equador esvaziam-se. As moléculas que ganharam altitude se translocam através do vento para norte e sul, perdem calor por resfriamento convertendo-se em chuva. Esse fenômeno tem importância para vegetação, pois mantém as florestas tropicais úmidas. Elas ainda chegam até a região de 30° do globo(áreas de alta pressão), que coincidem com os grandes desertos do mundo.Ao chegarem nessas áreas de alta pressão, as massas de ar quente do equador já perderam calor e água e são “barradas” retornando ao equador frias e seca. O retorno dessas massas retira calor e umidade do ambiente se reidratando. Essas massas reidratadas se juntam as massas de ar quente e úmidas vinda do equador aumentando a quantidade de calor e chuva da região.Esse choque de massas formam a zona de convergência intertropical, nela ocorre as tempestades tropicais. Em escala menor, uma parte de massa quente e úmida passa pela barreira do 30º em sentido aos pólos. O ar ganha temperatura e umidade até chegar em outra faixa de alta pressão nos 60°(círculos polares), perdendo calor e umidade para massas frias e secas vinda dos pólos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com