TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química

Trabalho Universitário: Química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje mais que nunca o trabalho do professor não pode circunscrever- se a simples transmissão de conhecimentos, por quanto também deve enfrentar a difícil tarefa de desenvolver a independência cognitiva, o pensamento criador dos estudantes e seus valores humanos. portanto, a escola tem que projetar seu trabalho para a formação de uma personalidade que seja capaz de aplicar a ciência e a técnica para resolver os diferentes problemas que lhe apresentam.

O ensino da química não está alheia a tal propósito não obstante no desenvolvimento do processo com a aplicação de métodos e técnicas se corroborou que ainda existem insuficiências que atentam contra o lucro bem-sucedido deste fim como são:

Dificultades

1- Identificar os úteis de laboratório e seu uso.

2- Não existe domínio das operações básicas do laboratório escolar.

3- Não conhecem as normas de segurança para o trabalho no laboratório.

4- Os alunos apresentam dificuldades no domínio de conceitos relacionados com a educação ambiental (meio ambiente, natureza, problemas ambientais).

5- Insuficiente conhecimento das principais leis e documentos que regem o trabalho da educação ambiental.

6- Não dominam o tratamento à educação ambiental a partir da utilização de substâncias poluentes do meio ambiente.

Objectivo

• Desenhar actividades experimentais para o desenvolvimento da educação ambiental nos alunos do 4to ano da carreira Química.

Marco teórico

• Em Angola a Educação Ambiental tem sua institucionalização no escopo da Lei de Bases do Ambiente, Lei n. 5/98 de 19 junho de 1998, que traz em seu artigo 20 o tratamento específico sobre educação ambiental, proposto como: “ medida de protecção ambiental que deve acelerar e facilitar a implantação do Programa Nacional de Gestão Ambiental, através do aumento progressivo de conhecimento da população sobre os fundamentos ecológicos, sociais e econômicos que regem a sociedade humana."

tendo em 2001

• O Ministério das Pescas e Ambiente, através da Comissão Multissectorial para o Ambiente, elaborado o Programa de Educação e Conscientização Ambiental (PECA) com definições para princípios, finalidades, objectivos e a implementação do programa na educação ambiental formal e não formal.

A actividade experimental

deve ser entendida como um objeto didático, produto de uma Transposição Didática de concepção construtivista da experimentação e do método experimental, e não mais como um objeto a ensinar. Sendo assim, sua estrutura deve agregar características de versatilidade, permitindo que seu papel mediador se apresente em qualquer tempo e nos mais diferentes momentos do diálogo sobre o saber no processo ensino aprendizagem.

(Alves Filho, 2000).

Materias e métodos:

• Em sua primeira etapa o trabalho se desenvolveu fundamentalmente a partir a observação do processo docente-educativo, cujos resultados atuaram como motivações iniciais; o uso dos métodos do nível teórico, em particular a análise-síntese aplicado ao estudo de documentos diversos e o histórico-lógico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com