TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analítica

Exames: Química Analítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

industrial quanto no ramo laboratorial é a volumetria de complexação. Este método tem sido efetuado em inúmeros trabalhos para determinação de cálcio e magnésio seja ele em solos, plantas, alimentos, água, leite, ligas metálicas, entre outros.

Neste trabalho, a complexometria foi abordada de uma maneira mais aprofundada que varia de conceitos básicos à suas aplicações na indústria, tendo como base excelentes referências bibliográficas para a melhor fixação de conhecimento e aprendizado.

No desenvolvimento da pesquisa foi discutida em detalhe a natureza dos complexos, suas estabilidades e suas características químicas. Foi mostrado também, como as reações de complexação podem ser aplicadas na complexometria, especialmente na determinação das proporções de diferentes cátions em mistura. Para isso, apresentou-se algumas condições necessárias para que haja a titulação complexométrica, como a formação de complexos estáveis, solúveis em água e de estequiometria de 1:1, no qual o EDTA é o complexante mais comum e mais empregado nessa titulação.

Com tudo, concluiu-se que assim como vários outros métodos utilizados na química analítica, a complexometria é de extrema importância para os alunos graduando no curso de química, pois apesar de ser uma técnica relativamente antiga, ela representa ainda economia e confiabilidade nas análises laboratoriais, podendo ser perfeitamente ser utilizada na quantificação da grande maioria de agentes químicos em diversas situações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com