TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAIO ALFA

Monografias: RAIO ALFA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Os raios alfa foram descobertos em 1899 pelo físico e químico inglês Ernest Rutherford.

Tal descoberta surgiu quando este cientista construiu um dispositivo para o estudo das radiações emitidas por átomos de urânio.No referido dispositivo, as radiações eram emitidas pela substância radioativa contida no interior de um bloco de chumbo, e submetidas a um campo eletromagnético.

Após a passagem por este campo, algumas dessas radiações apresentavam desvios na sua trajetória em direção à placa carregada negativamente, pelo que Rutherford conclui que deviam apresentar cargas positivas na sua composição e foram denominadas raios alfa.

Os raios beta e gama, o raio alfa é a radiação menos penetrante, podendo ser bloqueada por uma folha de papel, portanto é a menos perigosa, desde que não haja o contato com o organismo. Se isso ocorrer, o raio alfa pode causar sérias lesões.

O átomo do qual a partícula alfa sai também sofre uma alteração significativa. Isso porque as propriedades químicas dos átomos são determinadas pelo número de prótons existentes no núcleo. Dessa forma, ao emitir uma partícula alfa, o átomo perde dois prótons, e assim passa a se comportar de forma diferente em termos químicos, ou seja, de suas combinações com outros átomos para formar compostos.

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor. A emissão alfa, portanto, é composta da mesma estrutura de núcleos do átomo de hélio. Uma emissão alfa é igual a um núcleo de hélio, que por sua vez, um núcleo atômico de hélio contém em seu interior dois prótons e dois nêutrons e a diferença entre a emissão alfa e o átomo de hélio é que na emissão alfa ela tem dois elétrons retirados da eletrosfera. Portanto, a partícula alfa tem carga positiva +2 (em unidades atômicas de carga) e 4 unidades de massa atômica. 2He4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com