TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDE DE PROTEÇÃO AOS IDOSOS: Uma necessidade social

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

        

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EDNA LÚCIA FERNANDES DE SOUSA SATELES

        

REDE DE PROTEÇÃO AOS IDOSOS: uma necessidade social

[pic 4]

Rio Verde-GO

2017

 EDNA LÚCIA FERNANDES DE SOUSA SATELES[pic 5]

        REDE DE PROTEÇÃO AOS IDOSOS: uma necessidade social

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em serviço social.

Orientador: Prof. Amanda Boza Gonçalves Carvalho

Rio Verde-GO

2017

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................

03

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ......................................

04

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS .......................

04

4 JUSTIFICATIVA ...............................................................................................

05

5 METODOLOGIA ..............................................................................................

05

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ............................................................................

06

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA .....................................................................

09

8 ORÇAMENTO ..................................................................................................

09

9 RESULTADOS ESPERADOS .........................................................................

10

10 REFERÊNCIAS ..............................................................................................

10

1 INTRODUÇÃO

O envelhecimento da população é um fenômeno contemporâneo que atinge diversos países e traz sérias repercussões econômicas, éticas, sociais e legais.

A sociedade tem o dever de promover um ambiente no qual seus idosos possam desfrutar direitos e oportunidades, após uma vida dedicada à construção dessa sociedade. O processo de efetivação da cidadania das pessoas idosas está relacionado com a história social e política do país e com as trajetórias socioeconômicas e familiares vinculadas à desigualdade dominante.

O estudo mostra um histórico das conquistas dos idosos no Brasil, bem como seu direito à cidadania. Retrata as principais expectativas da população idosa em relação às políticas sob a ótica da proposta de Envelhecimento Ativo, visando promover maior qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

O processo de ampliação e efetivação da cidadania implica um pacto civilizado de toda a sociedade, não se restringindo à garantia de direitos de uma parcela da população. A cidadania é, por definição, universal, nas não deve ser concretizada de forma genérica ou abstrata.

A garantia e o acesso aos direitos de aposentadoria, saúde, escolarização e lazer precisam ser discutidos e efetivados com a participação dos próprios idosos, que, na maioria, estão alheios à participação na esfera pública e se recolhem à vida privada. No entanto, é preciso destacar que muitos exercem seu direito de voto nas eleições.

Ao expor a realidade da multidimensionalidade e da diversidade do envelhecimento na sociedade brasileira, o trabalho indica que há urgência na execução de políticas para a consolidação dos direitos sociais e a afirmação do Idoso, como grupo com potencial social, econômico e cultura.

Não resta dúvida que já se evoluiu bastante no que diz respeito aos direitos protetivos dos idosos, cabe à população dar continuidade a esta evolução, não retrocedendo às conquistas alcançadas, antes contribuindo para que não somente as leis atuais, bem como as que ainda serão criadas possam ser cumpridas, como será visto no decorrer do trabalho de TCC.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O seguinte projeto de pesquisa está embasado em teorias de leis, estatutos e autores que discorrem sobre a rede de proteção aos idosos, como uma necessidade social.

A escolha do tema está relacionada à importância da proteção aos idosos, na busca pela viabilização e garantia dos direitos de acesso aos serviços sociais disponíveis pela rede de proteção social, de um atendimento condizente com os preconizados pelas políticas sociais e pelo aparato legal direcionado ao segmento idoso, bem como o atendimento das necessidades mais emergências que se fazem presentes no cotidiano profissional de serviço social.

O trabalho traz como formulação do problema a seguinte questão: É possível, o idoso ter uma garantia de seus direitos e aos serviços sociais disponíveis na rede de proteção social?

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

O trabalho tem como objetivo geral:

  • Contribuir para que todos os idosos continuem a serem sujeitos de seu tempo e para que a solidariedade geracional se transforme em uma das condições de um novo pacto civilizado voltado à justiça, à paz e à realização plena das potencialidades humanas.

Tem por objetivos específicos:

  • Explicitar o hiato existente entre as propostas das políticas existentes e sua concretização, no que diz respeito ao que os idosos realmente necessitam, para que os recursos sejam direcionados pelas demandas apresentadas, e não apenas pela visão de profissionais e planejadores de políticas públicas;
  • Proporcionar ao idoso, dentro do grupo de convivência, a integração social possibilitando sua independência e realizando experiências de suas capacidades especiais demonstrando que é possível viver bem na melhor idade.

4 JUSTIFICATIVA

O trabalho descreve a disposição dos direitos dos idosos junto ao Estatuto dos idosos, em especial os seus direitos de cidadania, enquanto direitos sociais, políticos e civis, de forma clara e objetiva, enquanto ferramenta indispensável à construção de políticas públicas destinadas a promover a equidade e justiça social.

O trabalho justifica-se pela importância da busca de um resgate do idoso ao longo dos anos, com o reconhecimento do seu papel e da sua necessidade de participação em sociedade, não só com a sua inclusão em diversos setores desta, mas também com uma rede de promoção e proteção estabelecida a partir da incorporação desses dispositivos no Estatuto do Idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com