TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.530 Palavras (23 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 23

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

RELATORIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO  II

GOIÂNIA

2015

Pâmella Silva de Oliveira

RELATORIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO  I

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Estagio Supervisionado I, sob a orientação da Professora Me. Ilza de Carvalho Santos, obtenção da nota de N2.

GOIÂNIA

2015


Sumário

Lista de Siglas

04

Resumo

05

Introdução

06

Capitulo I – Fundamentação histórica da Política de Assistência Social

07

  1. Resgate histórico da Política de Assistência Social

07

  1. Caracterização da Instituição Campo de Estágio Centro de Referência Especializada em Assistência Social

10

  1. Caracterização do bairro Setor Sul

12

  1. Caracterização do Serviço Social na Instituição

13

  1. Programas e Projetos de atuação profissional do Serviço Social na Instituição Centro de Referência Especializada em Assistência Social

15

Capítulo II – Relatório Descritivo Analítico do Campo de Estágio

16

  1. Campo de Estágio como práxis interventiva e aprendizado profissional

16

  1.  Diário de Campo como instrumento de mediação da práxis

17

  1. Relatos de experiência a partir do Diário de campo

17

  1. O processo de elaboração de Plano de Estágio com instancia de construção do saber das relações sociais no Campo de Estágio

18

Considerações Finais

19

Referencias Bibliográficas

20

Anexos

21

Lista de Siglas

CREAS

Centro de Referência Especializada em Assistência Social

PNAS

Política Nacional de Assistência Social

LA

Liberdade Assistida

PSC

Prestação de Serviço à Comunidade

ECA

Estatuto da Criança e do Adolescente

LOAS

Lei Orgânica da Assistência Social

SEMAS

Secretária Municipal de Assistência Social

MSE

Medidas Socioeducativas

PAEFI

Proteção e Atenção Especializada em Atendimento a Família e Indivíduo

JIJ

Juizado da Infância e Juventude

SEAS

Serviço Especializado em Abordagem Social

CFESS

Conselho Federal de Serviço Social


Resumo

O Relatório Descritivo Analítico do Estagio Supervisionado I, tem como objetivo trazer o resgate histórico da Política de Assistência Social, desde o momento em que se era assistencialismo ate ser tornar um direito social. A caracterização institucional, de bairro e do serviço social no Centro de Referencia Especializada em Assistência Social (CREAS), além da descrição dos serviços que são oferecidos na instituição. E trás a relação entre a teoria e a pratica segundo Iamamoto com dados importantes sobre a profissão. A importância do diário de campo como instrumento de trabalho e os relatos resumido de todo o período de estagio supervisionado I. E a importância do Plano de Estagio, juntamente com o anexo.


Introdução

Este trabalho vem apresentar o relatório final de Estagio Supervisionado I, realizado no Centro de Referencia Especializada em Assistência Social (CREAS) dos dias 13/03/2015 à 17/06/2015 (porem o estagio finaliza dia 09/07/2015) no período vespertino sob a supervisão da Assistente social Juciene Carlos de Oliveira (CRESS 1581). Foi feito o resgate histórico da Política de Assistência Social que é a de atuação no CREAS, a  caracterização da instituição, bairro e o do Serviço Social no CREAS, além de descrever os Serviços a serem realizados na instituição.

E o estagio é de suma importância, pois os discentes coloca em pratica o que se foi aprendido ao logo da graduação, e onde ele ira vivenciar e observar a pratica da futura profissão, e é espaço privilegiado em que se tem contato com o usuário e a Politica de Assistência Social, em que constitui um amplo conhecimento. Porem remetendo a pratica com o Código de Ética do Assistente Social.

O Centro de Referencia Especializada em Assistência Social acolhe três tipos de Serviços: PAEFI, MSE e SEAS, que são serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Na escolha do campo das Medidas socioeducativas de meio aberto se deu para compreender como é o trabalho do assistente social neste tipo de serviço, e através do estagio foi percebido que este profissional é de suma importância, pois tem papel essencial na ressocialização dos adolescente que esta em conflito com a lei.


Capitulo I – Fundamentação histórica da Política de Assistência Social

1.1 Resgate histórico da Política de Assistência

Até a década de 40 a Assistência Social era definida como caridade, filantropia e a na solidariedade da Igreja Católica, em que era sustenta pelo método positivista de interpretação da realidade onde se desempenhava ações voltadas para aqueles que não tinham condições de prover o seu próprio sustento, que vinham através de esmolas e auxilio amparados na dimensão da boa vontade de ajudar o próximo e pelo amor a humanidade. Porem esta caridade tinha o intuito de fazer com que o sujeito não se revoltasse contra a ordem social, pois o Estado e a Igreja tinham interesses ligados à classe dominante. E esse papel era desenvolvido pelas damas de caridade, ou boa moças da sociedade pelo fato de executarem ações voltadas para o apoio aos pobres, e em meio a este voluntarismo a desigualdade social aumentava cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com