TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PIBBED

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO DESCRITIVO SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PIBBED. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

1 – IDENTIFICAÇÃO DO BOLSISTA

NOME: Lucas dos Santos Bartholomeu

E-MAIL: lucasdsbl@hotmail.com/ lwks.87@gmail.com

FONE: (075) 81755857

CURSO: Licenciatura em Matemática

SUBPROJETO: Matemática

ESCOLA: CETEP

SUPERVISOR: Ivanise

2. RELATÓRIO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID

Na universidade, nos temos encontros semanais, os quais, discutimos alguns textos e fazemos planejamentos de atividades que futuramente serão desenvolvidas na escola, afim de proporcionar aos alunos uma significativa aprendizagem em matemática. Assim discutimos dois textos que se tratavam da disciplina em sala de aula e com isso adquirimos mais conhecimento sobre esse assunto que é de grande relevância se tratando de ensino e aprendizagem.

Em relação a indisciplina, ficou-se subentendido que é um dos maiores problemas a ser enfrentado pelos professores de matemática na sala de aula e cabe a nós futuros docentes estar preparado para saber amenizar esse tipo de comportamento quando nos depararmos com situações de indisciplina. com isso, uma das principais formas que podem ajudar os professores a contornar a indisciplina é fazer com que os alunos fossem limitados pelo professor a não cometer algo que irar interferir no seu aprendizado e no aprendizado dos seus colegas.

Acabar de vez com a indisciplina é algo que não é fácil para os professores, pois essa questão podem ser geradas por vários fatores, tais como: questões familiares, falta de motivação, problemas pessoais com o professor, dentre outros, são alguns aspectos que causam no aluno esse comportamento inadequado, porem ,vale ressaltar que, as vezes o problema não esta no aluno, mas sim, no professor que não adota uma pratica pedagógica que seja capaz de motivar e gerar a participação e o interesse dos alunos em suas aulas.

Assistimos também uma videoconferência que possibilitou para nos mergulharmos em um retrospecto histórico do ensino da matemática no brasil, favorecendo-nos uma maior discussão entre os bolsistas os supervisores e coordenador sobre suas experiências em salas de aulas.

Outra grande atuação do nosso projeto foi participar de uma oficina que aconteceu na UFRB dada pela professora Elda Vieira Tramm, que consistiu em construir uma bola de futebol utilizando os de poliedros de Platão, sendo assim lemos um artigo e um texto da própria construtora da oficina para conhecermos um pouco da oficina, a qual, posteriormente iriamos aplicar com os alunos do ensino básico das escolas que participavam do PIBID.

A oficina consistia em dividir a turma em equipes, analisamos uma bola de futebol formada de pentágonos e hexágonos e depois respondemos um questionário que posteriormente era socializado com os outros grupos, daí começamos a construir poliedros a partir do triangulo, utilizando canudos e nylon, assim, damos nome a figura, contamos quantos canudos foram utilizados e logo depois registramos numa tabela essas informações. E assim fizemos poliedros através de quadrados e pentágonos e hexágonos( o qual não poderia formar uma figura fechada).

A partir das informações socializadas em cada grupo, fomos ampliando o nosso conhecimento sobre poliedros e depois fomos liberados da oficina, mas com uma obrigação de escrever um texto comentando as nossas descobertas ao construir poliedros e registrar na tabela.

No dia seguinte foi a vez de construirmos a bola de futebol, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com