TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO

Por:   •  29/11/2017  •  Dissertação  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A CEI Pequenos Brilhantes atende crianças de um a quatro anos de idade. Busca-se através deste relatório, refletir sobre as experiências vivenciadas no campo de visitação da creche. É importante ressaltar que a teoria e a prática são inseparáveis no processo de formação de cuidadores, pois a teoria auxilia no desenvolvimento da prática. Elas se dão por meios de observações, reelaborações e imitações por parte tanto dos profissionais como das crianças, nas quais se analisam criticamente os contextos socioculturais vivenciados.

CEI – Pequenos Brilhantes

A realização da visita Supervisionado pela professora Marilucia Marcondes, do curso de Cuidadora Infantil, foi vivenciada na Creche Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes, situada à Avenida do Estado, 1471, Bom Retiro, na cidade de São Paulo/SP, no dia 03 de maio de 17, às 14hrs00min.

A creche funciona das 07hrs00 às 19hrs00, conta em média com vinte funcionários, sendo: uma diretora, uma coordenadora, e dez professoras (entre elas, duas “professoras volantes” que auxiliam, quando necessário, em todas as salas), sendo que as professoras possuem curso superior em Pedagogia ou estão em processo de formação.  A instituição tem atualmente noventa e três crianças matriculadas, atente crianças de um a quatro anos. Pela pesquisa realizada na região (IBGE), não há a necessidade de obter berçário nessa unidade, tendo em vista que é um bairro onde não ocorre muitos nascimentos.

 O critério de inserção de alunos, leva em consideração a idade e preferencialmente a criança que os pais trabalham ou crianças que estão com algum risco de vida – considerando que trata-se de uma região de classe baixa, onde algumas famílias acabam trabalhando o dia inteiro, e dependem de abrigos para apenas dormirem –. A instituição atende crianças que residem dentro do perímetro estipulado pela prefeitura.

 A estrutura física da creche é residencial, contendo: um refeitório, uma cozinha, uma sala de preparação de mamadeira (no caso desativada pelo fato de não haver crianças menor de um ano de idade, portanto, não fazem utilização das mesmas), dois banheiros e um pátio com o parque. Esses espaços são limitados, sem uma ventilação e iluminação adequada, e insuficientes para atender ao número de crianças acolhidas na instituição. Existem em média vinte e dois alunos por sala – quantidade estipulada pela Prefeitura, de acordo com o m² da sala –, quantidade que acaba limitando as crianças para algumas de suas atividades. Contudo, as salas são bem decoradas, algumas com fotos das mesmas – destacadas em desenho de árvore, onde acabam simbolizando os frutos. –, com cores vibrantes, desenhos, trazendo uma sensação de alegria para o ambiente. Todas as salas possuem também espelhos, para assim estimular o autoconhecimento das crianças.

O processo de planejamento executado pela creche baseia-se: em anual seguido por uma mesma linha vindo da Secretaria de Educação e semanal que é escalado uma educadora a cada semana para realização do mesmo. Os planejamentos são vistados semanalmente pela coordenação. Uma das atividades de bastante destaque e importância, é a reciclagem. Onde a creche pede para os pais das crianças mandarem embalagens vazias de margarina, garrafa, caixa de papelão, caixa de leite, e etc., para que as crianças possam produzir seus próprios brinquedos, estimulando assim sua criatividade e crescimento. Levando em consideração a decoração que havia ainda com o tema da Páscoa, é possível imaginar que todas as datas comemorativas são comemoradas e destacadas com alguma atividade em especial. Bem como os aniversariantes do mês, que são destacados em um mural no refeitório, levando o nome da criança junto com um livro de contos infantis.

É realizado a elaboração anual do Projeto Político Pedagógico da creche, com participação ativa de pais e funcionários, através de reuniões no qual os mesmos possuem o direito de questionar, criticar e aprovar, ou não os assuntos expostos.

Rotina

Conforme explicado pela Coordenadora Eliane, no primeiro momento as crianças chegam às 07h00min da manhã, onde as educadoras pegam seus respectivos alunos, levam ao refeitório e dão o café da manhã. Após isso, cada turma vai para suas salas e realizam suas atividades, entre elas: brincadeiras – na hora que chegamos em uma das salas, havia uma professora dando massinha para sua turma, estimulando assim a coordenação motora fina, a criatividade (a professora estava em uma roda com as crianças, e por diversas vezes perguntava a cada uma delas o que havia feito), concentração, novas texturas, movimentos e etc. –, danças, músicas educativas – foi possível presenciarmos o momento em que a professora colocou uma música da Xuxa, onde é ensinado partes do corpo por meio da brincadeira “estátua” , parque e etc. A mesma destacou que são realizadas 5 refeições, onde entre elas ocorrem as atividades e hora de dormir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com