TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA O GOLPE DO DESTINO

Monografias: RESENHA O GOLPE DO DESTINO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 2

Dr. Jack MacKee, um famoso cirurgião trabalha ativamente junto com sua equipe, talentoso, porém, com falta de humanização, distante em relação aos seus pacientes, existindo ausência de diálogos com os mesmos. Jack era professor e sempre dizia aos seus alunos que não tinha que se apegar há pacientes que as doenças devem ser tratadas, operações devem ser realizadas o que realmente importava era o tempo.

Durante filme “Um Golpe do Destino”, podemos acompanhar um médico de sucesso, rico e arrogante, Dr. Jack Mackee, vivendo uma incrível transição quando este, acometido por um câncer na laringe, sendo acompanhado por uma médica com características semelhantes às dele, assim se torna um paciente e se vê doente, ele se frustra e enxerga a realidade, a realidade de sua humanidade, enxerga que ele é tão humano quanto qualquer um.

Após biópsia constatou que o tumor era maligno, percebeu que não tinha autonomia nenhuma sendo tratado como os demais pacientes, iniciando sessões de radioterapia. No período da sua enfermidade, ele percebe a negligência praticada por toda a sua equipe multiprofissional, o que o leva a uma reflexão profunda sobre sua vida. além de sentir, também começou observar pacientes ao seu redor, em situações parecidas, todos fragilizados.

Sem progredir ao tratamento radioterápico, muito indignado com toda situação e a falta de humanização da Drª Leslie, Dr. Jack resolve buscar outro médico para realizar sua cirurgia, um médico fora da sua equipe onde sempre desempenhou seu trabalho de forma humanizada com seus pacientes que lhe expirou confiança, com decorrer, obteve a cura proveniente de uma ótima recuperação pós-cirúrgica, toda lição, acrescentou muito na sua vida familiar e contribuiu no âmbito profissional mostrando além da eficácia a importância na assistência com tratamento humanizado.

Compreendeu, portanto, que como professor necessitava ensinar aos outros, esta vivência, reflexiva, fora da “Teoria” dos livros sobre medicina, adquirindo sensibilidade para seus futuros pacientes.

É nítida a mensagem que o filme retrata, percebemos que a prática é mais que simplesmente técnicas, percebem a importância da ética com paciente que deve se cumprir entre os profissionais da área de saúde. A relação com o paciente, independente se médico ou enfermeiro, deve partir do princípio de humanidade, respeito, cuidado com a saúde, acompanhamento, enfim, uma atenção voltada para o paciente e o que ele necessita enfatizando o contexto como todo; o direito do paciente, tendo uma responsabilidade de forma holística, não apenas procedimentos técnicos realizados e terminados em uma sala, visando à melhoria de vida do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com