TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: INSTITUTO RONALD McDONALD

Por:   •  5/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

        

        

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: INSTITUTO RONALD McDONALD

Mogi das Cruzes/SP

2019

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

        

Melânia Alves da Silva                    RGM: 11191101556

Gabriel Castro Beserra Machado        RGM: 11191100441

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIA: INSTITUTO RONALD McDONALD

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Responsabilidade Social, da Universidade de Mogi das Cruzes.

Profª Orientadora: Dra. Magali Polozzi

Mogi das Cruzes/SP

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1.        Conceito de Responsabilidade Social        5

2.2.        Importância e seu impacto        5

2.3.        Benefícios internos e externos da Responsabilidade Social        6

3.        RESPONSABILIDADE SOCIAL – INSTITUTO RONALD McDONALD        7

4.        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo deste projeto é mostrar as mudanças que a empresa McDonald’s vem buscando em questão da Responsabilidade Social (RS), sendo apresentada a ação social realizada no Instituto Ronald McDonald o qual  tem como intuito desenvolver e coordenar programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

        O McDonalds atua no ramo de alimentação, sendo considerado um dos maiores empregadores do ramo do país.

        Diante da grande concorrência no mercado, globalização e constantes mudanças, surgiram novas preocupações e expectativas de todos os envolvidos, sejam eles internos ou externos, gerando a necessidade contínua de ações sociais diferentes, inovadoras e que realmente tenham um retorno positivo. Algumas pesquisas relacionadas a Responsabilidade Social (RS) limitam-se a falar sobre ações voltadas apenas a comunidade de onde se localizam, entretanto o assunto vem ganhando cada vez mais ênfase entre as empresas, onde consequentemente faz com que seu lucro e desenvolvimento seja potencializado abrangendo várias cidades e até países e a conscientização das pessoas.

        Há muitas denominações de RS, porém será abordado a Responsabilidade Social Empresaria (RSE). Para tanto, este projeto será composto pelo conceito, importância e descrição da ação social e seus impactos, identificando os benefícios de sua prática.

        

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Conceito de Responsabilidade Social

Responsabilidade Social (RS) é uma atitude e comportamento ético e responsável, conjunto de valores e voluntária que tem como objetivo promover o bem estar interno e externo com ações voltadas ao meio ambiente, comunidade e etc. a qual também apresentada juntamente com a ISO 26000. Segundo Dias (2012), o termo RS remete à boa governança da organização, a gestão ética e sustentável e ao conjunto de compromissos voluntários para administrar os impactos que a sociedade poderá sofrer.

Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a RS é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base neste conceito, podemos concluir que as empresas além de existirem para obtenção de lucro próprio devem se atentar ao bem estar interno – voltado aos trabalhadores e parceiros; e externo – ambiente, comunidade. Além de ser claramente um diferencial de sua empresa para com a sociedade em geral.

A Responsabilidade Social (RS) está diretamente relacionada com as intensas mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo e que envolvem de todas as formas as empresas, sejam como atores fundamentais e responsáveis diretamente pelos acontecimentos ou como agentes afetados pelas ocorrências no âmbito sociocultural, econômico e ambiental. As empresas se inserem de forma integral na sociedade interagindo com suas instituições, com os cidadãos e com seus representante. (DIAS, REINALDO, 2012, p.1).

        Deve-se estar atento de que a RS não é o mesmo que uma ação filantrópica, uma vez que a segunda, trata-se de doações esporádicas e solidária que geralmente visão interesses públicos, onde muitas organizações tem essa prática como estratégica de marketing.

Atualmente notamos que as empresas vem adotando de modo notório a Responsabilidade Social, devido a grande globalização e competitividade se tornando um diferencial no mercado e mostrando sua preocupação com a sociedade em geral.

A RS evoluiu e se converteu em um movimento estrutural de transformação da empresa. É um movimento cultural que está em seu início e que apresenta um novo tipo de empresa, novas formas de ser e fazer, que é consequência de exigências da sociedade e que remete, também, a uma nova relação com os poderes públicos. (DIAS, REINALDO, 2012, p.5).

É de extrema importância que as organizações tomem decisões e sigam linhas estratégicas compatíveis com os fins e valores da sociedade, com o intuito de alcançar o sucesso para todos os envolvidos valorizando o meio em que se encontram, mostrando a sua preocupação com a vida dentro e fora da organização.

  1.  Importância e seu impacto

   Independente do ramo ou porte da empresa é de extrema importância a adoção da RS em sua organização, pois ela se torna responsável pelo desenvolvimento e sucesso financeiro, geração de novos empregos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com