TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: Por que o planejamento educacional?

A relação entre a área educacional e a sociedade envolve vários estudos em áreas distintas tais como filosofia, cientifica, ideológica ou de senso comum sendo que algumas não deixa clara, enriquecedora eou até mesmo globalizada essa questão.

O autor Danilo Gandin especificou 3 correntes  interpretativas para assuntos

  • SENSO COMUM E IDEOLOGICA: Toda educação quando bem conduzida é responsável pelo bom andamento social ou seja, quem tem bons estudos serão bons cidadãos ou boas pessoas. Esse pensamento ele é mantenedor de ideias da desigualdade sociais pois, acreditam que sempre haverá pobres e ricos ignorantes e sábios , chefes e súditos ou seja a “harmonia”.

Essa teoria diria que as pessoas são mais importantes do que as estruturas para uma mudança, mas jamais reconheceriam que as estruturas sociais são força objetiva  leva as pessoas a determinado modo de vida.

  • O DESENVOLVIMENTO: Numa da visão da relação escola X sociedade, pautada no crescimento econômico com professores menos idealista, essa concepção diz que, a escola é investimento, porque a sociedade só cresce na proporção direta do investimento em educação, ou seja, a escola é indicada com investimento para a formação de mão de obra.

Em contra partida,  essa teoria afirmaria que o Japão é rico porque  investiu na escolarização, mas nunca reconheceriam que o crescimento  que o país teve foi porque mais se desenvolveu.

As duas correntes acreditam que a relação entre escola  e sociedade  é a de que são possíveis transformações  sociais  a partir de mudanças  na escola ou seja é possível introduzir alterações significativas na escola sem que tais alterações estejam antes na sociedade . Ambas acreditam que o investimento em educação é essencial , pois uma boa escola é causa de uma boa sociedade.

  • A terceira interpretação é um pensamento que nasce  da reflexão dos sociólogo e que tem como critério de analise  a busca da igualdade social não sublinham a força  da escola e diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade ou seja as escolas serão reflexo da sociedade.

Vivemos numa sociedade que pratica a hierarquia de valores, quando as pessoas tiverem noção que elas alimentam essa relação a mudança ocorrerá imediatamente, é a questão causa-efeito, pessoas conscientes do seu papel na sociedade tão desigual socialmente como a nossa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com