TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Planejamento De Carreira

Artigos Científicos: Resumo Planejamento De Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

• SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS. o sistema de administração de carreiras como "um conjunto de instrumentos e técnicas que visam à contínua negociação entre a pessoa e a empresa." Essa negociação relativa a sua carreira é a forma como o funcionário poderá se desenvolver.

• DESENHOS DE CARREIRA Necessidades da empresa - Quais as necessidades críticas e os desafios com que a organização se defrontará nos próximos anos. - Quais conhecimentos, habilidades e experiências serão necessários para enfrentar tais desafios. - Quais níveis de pessoas serão requeridos. - Quais as forças necessárias à organização, para enfrentar esses desafios.

Necessidades do indivíduo Utilizar as forças e competências. - Atender às necessidades de desenvolvimento. - Proporcionar desafios. - Atender os interesses do indivíduo. - Utilizar o estilo pessoal.

• CARREIRA EM PARALELO - vantagens, - Permitir mais flexibilidade para compor e organizar várias trajetórias profissionais em uma única estrutura de carreira; - Abrir espaço para ascensão dos diferentes grupos profissionais da empresa (Ex : abre espaço para especialistas de alto nível em áreas técnicas, administrativas e gerenciais); - Estimular a formação e manutenção de equipes multidisciplinares (proporcionando reconhecimento e remuneração, independentemente da trajetória profissional escolhida); - Manter a equidade entre diferentes trajetórias de carreira, de forma que as pessoas, em determinada trajetória, não se sintam diminuídas em relação às demais; PARA O FUNCIONÁRIO - Ampliar o leque de opções profissionais; Investir com segurança em sua trajetória de carreira; Ter opção de mudar sua trajetória de carreira a qualquer tempo;

• DEFINIÇÃO DE CARREIRA – Série de estágios, transições que refletem - Necessidades - Motivos e aspirações individuais – Expectativas e imposições das organizações e da sociedade - Perspectiva do Individuo – Entendimento e avaliação de sua vida profissional - Perspectiva da Organização - Políticas, procedimentos e decisões ligadas a – Espaços ocupacionais – Níveis organizacionais – Compensações e movimentação de pessoas

• TRANSFORMAÇÕES E O IMPACTO NAS CARREIRAS - Com o advento da sociedade industrial as organizações passam a ter um papel importante e um grande poder sobre a gestão das carreiras de seus membros. A partir de 1980, as carreiras organizacionais entraram em colapso por razões que envolvem processos de reestruturação organizacional estimulados pelo crescimento da competitividade entre mercados com a globalização.

• Como exemplo desses processos de reestruturação organizacional temos as estratégias de:

• Downsizing – achatamento dos níveis hierárquicos * Outsourcing * Terceirizações * Fusões, aquisições

• O Contrato do tipo relacional (quando há lealdade de ambas as partes na manutenção da relação) é progressivamente substituído por um tipo “transacional”, baseado em trocas de curto prazo e em recompensas financeiras. A partir de então começamos a encontrar novos arranjos de trabalho pautados por regimes “parciais” e também pelo autoemprego.

• MODELOS DE CARREIRA - Carreiras sem fronteira – Não é confinada a um único contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com