TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RSMA Questão

Ensaio: RSMA Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Ensaio  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômica, ambiental, social, política e cultural.

Econômica: Utilizar tecnologias que nos auxiliem a consumir de forma responsável e a utilizar tecnologias renováveis, visando proteger o meio ambiente.

Ambiental: É a mais conhecida e trata-se de produzir recursos utilizando o uso consciente dos bens naturais de modo a não prejudicar o meio ambiente, mantendo uma vida confortável sem ser prejudicial, colaborando para sua autorreparação.

Social: Reeducar a sociedade acerca do consumo consciente onde todas as pessoas possam ter uma vida digna, ter bens partilhados, sem desigualdade, utilizando os recursos disponíveis sem prejudicar o próximo e o planeta.

Política: Utilizar a política como instrumento de mudanças positivas.

Cultural: Mudar a forma de pensar, mudar a cultura, o pensamento das pessoas, deixando-as conscientes de que podem e devem ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Tecnológica, estudando tecnologias alternativas que criem meios que melhorem os recursos.

Decrescimento, diminuindo o consumo drasticamente.

Não fazer nada, ou seja, como o autor define “uma consequência de uma não resposta”, podendo levar a humanidade a extinção.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Através da reeducação ambiental, cultural, social e economica, conscientizar as pessoas e as empresas, enfim, a sociedade de que devemos proteger o meio ambiente e que seus recursos são escassos, não consumir excessivamente, recicando e mudando hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com