TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raio Atomico

Exames: Raio Atomico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Raio atômico

O raio atômico é definido como metade da distância entre dois átomos iguais em uma molécula. Se o elemento for um não-metal, o raio será a metade da distância entre os núcleos de dois átomos desse elemento que estejam ligados por ligação covalente. De modo que recebem os nomes genéricos de raio atômico ou raio metálico ou raio covalente.

Em uma família da tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo, conforme aumentam o número atômico e o número de camadas eletrônicas. Já em um período, o raio aumenta da direita para a esquerda conforme diminui o número atômico e, com isso, diminui a atração núcleo/eletrosfera.

Os gases nobres são elementos muito estáveis e se apresentam na natureza na forma de átomos isolados que tendem a ficar o mais longe possível uns dos outros. Somente a temperaturas muito baixas que é possível fazer com que os átomos desses elementos se aproximem e tenham alguma interação, por esse motivo que a regra do raio atômico não se aplica ao gases nobres.

Quando o elemento perde elétrons, a atração núcleo/eletrosfera se torna mais intensa e o raio atômico diminui, ou seja, sempre o raio do elemento será maior do que o seu respectivo cátion. Porém, quando o elemento ganha elétrons, a atração núcleo/eletrosfera se dispersa e o raio atômico aumenta, consequentemente o raio do elemento sempre será menor do que o do seu respectivo ânion.

Energia de ionização ou potencial de ionização

É a energia necessária para retirar um elétron de um átomo no estado gasoso. Conforme o átomo vai se tornando positivamente carregado, vai ficando cada vez mais difícil retirar elétrons de sua eletrosfera. Assim:

1ª energia de ionização < 2ª energia de ionização < 3ª energia de ionização

Quanto menor for o raio atômico, maior será a força de atração núcleo/eletrosfera, e mais energia terá de ser gasta para retirar um elétron do átomo. Assim, maior será a energia de ionização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com