TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizar um estudo das principais características da Lei de Oferta e Demanda

Tese: Realizar um estudo das principais características da Lei de Oferta e Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Tese  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da oferta e da demanda.

Em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento predominante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.

Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.

2. Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda.

Em economia, demanda, procura, ou "demandada" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor (condição coeteris paribus).

Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los.

Sempre que damos prioridade para o consumo de alguma coisa em detrimento de outra, estamos demonstrando um desejo. O desejo é a maneira específica na qual buscamos a satisfação de nossa necessidade.

A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.

3. Faça uma pesquisa sobre quais são os principais itens que influenciam a oferta.

1º - Preço: Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais propensos, ou seja, mais interessados em produzir.

2º - Escassez de bens substitutos: Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem se sentir mais interessados em produzir para saciar a demanda que agora está aberta.

3º - Redução nos custos de produção: Em alguns momentos os preços das matérias primas de determinado produto sofrem uma redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantia de capital, assim podem gerar estoques, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

4º - Demanda: Caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por determinado bem ou pelo bem substituto deste primeiro bem é certo que os produtores elevarão o nível de produção para saciar tal fator. Outros fatores mais complexos seriam os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros, todos esses aspectos influenciam o nível de oferta.

4. Comente sobre o “Equilíbrio de mercado”.

O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com