TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais disposições da Lei de sessenta anos (Lei 3270 do 28/9/1885)

Ensaio: As principais disposições da Lei de sessenta anos (Lei 3270 do 28/9/1885). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Ensaio  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira questão objetiva: 

No que se refere a alguns dos principais dispositivos da Lei dos Sexagenários (lei 3.270 de 28/09/1885), é CORRETO afirmar que:

A ? O objetivo fundamental desta lei era promover a imediata emancipação de todos os escravos nascidos a partir da data de sua edição e de todos os escravos do sexo feminino que, nesta data, tivessem 60 anos ou mais de 60 anos.

B - O processo de emancipação dos escravos, segundo o texto desta lei, incorreria em pagamento de indenização, por parte dos proprietários, ao governo Imperial, a título de recomposição do patrimônio da Coroa, privada, ao longo de muito tempo, da devida arrecadação do tributo que incidia sobre a posse de cada trabalhador escravo.

C ? A emancipação dos escravos com idade compreendida entre 60 e 65 anos, segundo esta lei, somente ocorreria após a realização de leilão público em que a venda destes escravos serviria para cobrir os custos de suas alforrias.

D ? Era permitida a remissão dos serviços devidos pelos escravos com idade entre 60 e 65 anos, mediante o pagamento de valor que não excedesse a metade do valor arbitrado para os escravos da classe de 55 a 60 anos de idade, de acordo com a tabela existente nesta lei que fixava os valores dos escravos segundo faixas de idade. <= Resposta certa

E - Todos os escravos libertos por força dos dispositivos desta lei receberiam uma indenização destinada a aquisição de terras, dispositivo este que se destinava a promover a formação de uma classe de agricultores libertos voltados para a produção de alimentos destinados ao abastecimento das grandes cidades brasileiras. 

Segunda questão objetiva:

Com relação a reforma eleitoral de 1881, podemos afirmar que:

I ? Ela se constituiu no primeiro dispositivo legal eleitoral brasileiro que autorizou o voto dos analfabetos.

II ? A participação nas eleições para o Parlamento, segundo tal reforma, era obrigatória para todos os brasileiros maiores de 18 anos, sendo que o voto feminino era facultativo.

III ? Critérios mais rígidos para a comprovação de renda por parte dos eleitores foram implantados, o que contribuiu para um significativo incremento da participação eleitoral, ampliando-se assim o acesso a cidadania política formal.

Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ouERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:

A ? As afirmativas I e II estão CORRETAS.

B ? As afirmativas II e III estão ERRADAS.

C ? As afirmativas I e III estão CORRETAS.

D ? Somente a afirmativa I está ERRADA.

E ? Somente a afirmativa II está CORRETA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com