TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Oxirredução

Trabalho Escolar: Reação De Oxirredução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  681 Visualizações

A equação abaixo ilustra a reação experimentada:

2KMnO4 + 10FeSO4 + 8H2SO4  2MnSO4 + 5Fe2(SO4)3 + K2SO4 + 8H2O

Note-se acima a formação de três sais diferentes, e que o número de oxidação (nox) do manganês e do ferro mudam.

Os íons ferrosos têm coloração verde pálida. Ao se adicionar o permanganato de potássio, o átomo Mn+7 do íon permanganato, que tem cor vermelho-violeta, é reduzido para o íon Mn+2, que é incolor. Ao mesmo tempo os íons ferrosos são substituídos por íons férricos (Fe+3), que têm coloração marrom-alaranjados. A cada adição de uma gota de permanganato de potássio, mais íons ferrosos são oxidados. Quando todos os íons ferrosos são oxidados para íons férricos, os íons permanganato adicionados não são mais reduzidos, somente emprestando sua coloração violeta à solução.

Aqui, os íons permanganato agiram como oxidantes (pois receberam elétrons) e os íons ferrosos agiram como redutores (pois doaram elétrons, ou seja, reduziram os íons permanganato). Este é um exemplo de reação de oxi-redução ou redox.

Observe-se que, em se conhecendo os volumes de ácido sulfúrico, quantidade da solução e de posse da equação acima, é possível calcular a concentração de Ferro II na amostra usada. Toma-se a quantidade de gotas usadas de permanganato até que essas não mais mudem de cor ao cair na amostra, e faz-se os cálculos estequiométricos necessários. Uma reação bastante parecida com esta é abundante na literatura, usando ao invés de sulfato ferroso, o peróxido de hidrogênio (H2O2) como redutor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com