TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Inorgânicas

Ensaios: Reações Inorgânicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

1 – OBJETIVOS

Identificar a presença de ácidos e bases em produtos do cotidiano usando indicadores ácido – base.

Realizar algumas reações químicas envolvendo as principais funções inorgânicas (ácido, base, sais e óxidos) e, observar aspectos qualitativos (características dos reagentes e produtos) relacionados às mesmas.

2 – INTRODUÇÃO

Ácidos são substâncias com sabor azedo e que alteram a cor de alguns vegetais.

Bases são substâncias com sabor adstringente, capazes de tornar a pele lisa e escorregadia, e de alterar a coloração de certos corantes vegetais.

Sal é toda substância iônica que resulta da reação de um ácido com uma base.

Óxidos são compostos formados por dois elementos, sendo que o mais eletronegativo desses elementos deve ser o oxigênio.

3 – MATERIAIS E REAGENTES

Nestes ensaios foram utilizados os seguintes materiais: pipeta, copo de Becker, bastão de vidro, balança, placa de petri, proveta, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, carbonato de sódio, sulfato de zinco, sulfato de cobre, hidróxido de sódio, cloreto de sódio, óxido de cálcio, água e fenolftaleína.

4 – PROCEDIMENTO

Prática 1:

Foram numerados os tubos de ensaios (número 1 ao 5), após foram acrescentados as substancias conforme a tabela 1, com o auxílio de um pipeta, após foi acrescentado uma gota de fenolftaleína em cada tubo de ensaio e foram observados os resultados.

Prática 2:

I – Reação entre ácido e base.

a) Ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

Em um copo de béquer colocou-se 2,0ml de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1mol/L e, acrescentou-se uma gota de fenolftaleína. Em seguida, foram acrescentados 2,0ml de ácido clorídrico (HCl) 0,1mol/L e, observou-se. Anotou-se a mudança de coloração e areação ocorrida. Em seguida, colocou-se uma gota da base, observou-se; foi acrescentada mais uma gota de ácido, repetiu-se a operação e foi observada a alteração na cor.

b) Ácido sulfúrico e hidróxido de sódio.

Mediu-se 5,0ml de solução 0,01mol/L de hidróxido de sódio (NaOH) com auxílio de uma pipeta, e a solução foi adicionada em um copo de béquer, ao qual foi adicionada uma gota de fenolftaleína. Foram colocadas 40 gotas da solução 0,1mol/L de ácido sulfúrico (H2SO4) até o alcance do ponto de equivalência (ponto de viragem). Foi observada a reação ocorrida.

II – Reação entre ácido e sal.

Colocou-se em uma placa de petri, com o auxílio de uma balança, 0,1g de carbonato de cálcio (CaCO3), após esse material foi colocado em um copo de béquer e, com o auxílio de uma pipeta, adicionou-se 3,0ml de ácido clorídrico (HCl) 1,0mol/L. Foi observada a reação ocorrida.

III – Reação entre base e sal.

Em um copo de béquer, colocou-se 2,0ml de uma solução de ZnSO4 0,1mol/L. Adicionou-se 2,0ml da solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1mol/L. Observou-se o ocorrido.

IV – Reação entre dois sais.

Com auxílio de uma pipeta colocou-se 2,0ml de CuSO4 0,1mol/L em um copo de béquer e, adicionou-se 1,0ml de cloreto de sódio (NaCl) 0,1mol/L. Observou-se o ocorrido.

V – Reação entre óxido básico e água.

Colocou-se em uma placa de petri, com o auxílio de uma balança, 0,1g de óxido de cálcio (CaO), após esse material foi colocado em um copo de béquer e, com o auxílio de uma proveta, adicionou-se 10,0ml de água (H2O). Agitou-se a mistura. Em seguida, foram adicionadas algumas gotas de fenolftaleína. Foi observada a reação ocorrida.

VI – Reação entre óxido ácido e base.

Em um copo de béquer, colocou-se 2,0ml da solução formada no item anterior (V). Fez-se borbulhar dióxido de carbono (CO2), assoprando com o auxílio de uma pipeta, até a observação do desprendimento de cor. Foi adicionado 1,0ml de ácido clorídrico (HCl) 1,0mol/L. O fenômeno ocorrido foi observado.

5 - DISCUSSÕES DOS RESULTADOS

Prática 1:

Tabela 1

Substância Cor Função

1 Incolor Ácido

2 Incolor Ácido

3 Rosa Base

4 Rosa Base

5 Rosa Base

Prática 2:

I – Reação entre ácido e base.

a) Ácido clorídrico e hidróxido de sódio:

HCl + NaOH -> NaCl + H2O

Ao acrescentarmos uma gota de fenolftaleína a solução ficou rosa (base), após, ao acrescentarmos HCl a solução ficou incolor (ácido).

b) Ácido sulfúrico e hidróxido de sódio:

H2SO4 + 2NaOH ->

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com