TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Químicas

Pesquisas Acadêmicas: Reações Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

REAÇÕES QUÍMICAS

INTRODUÇÃO

Reação química é o fenômeno pelo qual uma ou mais substâncias são transformados em outras. Toda reação química gera uma equação química que é a representação simplificada da transformação ocorrida, envolvendo os reagentes, produtos, os estados físicos das substancias utilizadas e geradas e as condições de temperatura, pressão e solventes, nas quais a reação se processa. A equação deve ter massa e as cargas balanceadas. As reações químicas podem ser escritas nas formas molecular, iônica ou iônica simplificada.

Cada reação química exige condições próprias que devem ser satisfeitas para que ela ocorra. Uma condição comum a todas as reações é o princípio da conservação de massas.

Em várias situações é possível identificar o acontecimento de reações químicas, através de seus efeitos macroscópicos, como mudança de cor, formação de precipitado, evolução de gás, ou percebido pelo olfato.

As reações químicas pertencem a dois grupos principais: Reações em que há transferência de elétrons (oxi-redução) e reações químicas em que não há transferência de elétrons.

OBJETIVO

A prática de laboratório desta experiência irá mostrar alguns tipos mais comuns de reações químicas, fazendo a comprovação da ocorrência e suas caracterizações.

PROCEDIMENTO

1º Procedimento:

1ª parte: Coloque cerca de 0,5g de KClO3 em um tubo de ensaio, adicione pequena quantidade de MnO2 e misture as duas substâncias. Segure o tubo de ensaio com a pinça de madeira e aqueça-o à chama do bico de Bunsen. Com um palito em brasa verifique se o gás produzido e liberado alimenta a combustão. Anote o resulto e interprete.

Espere o tubo esfriar, adicione 5,0 mL de água destilada e agite. Deixe decantar. Enquanto isso, realize os demais procedimentos.

2ª parte: Transfira a solução límpida transparente e incolor para um outro tubo de ensaio com o auxílio de um conta-gotas e a este tubo adicione 2 gotas da solução de nitrato de prata 0,5 mol L. Anote o resultado e interprete.

Descarte os resíduos de prata nos recipientes apropriados.

2º Procedimento:

Observe um pedaço de fita de magnésio de cerca de 2 cm de comprimento e anote suas características físicas.

Segure a fita por uma das extremidades com o auxílio de uma pinça metálica e leve a outra extremidade da fita na chama de um bico de gás. Assim que observar o início de uma reação, afaste o conjunto da chama mantendo-o ao ar com um vidro de relógio por cima de modo a recolher o pó formado. Adicione água e fenolftaleína ao pó formado e interprete.

3º Procedimento:

Coloque água destilada em um béquer de 600 mL até atingir 2/3 de seu volume e adicione 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína à água do béquer. Fixe um tubo de vidro resistente a um suporte, o vidro deve ficar com 4 cm de seu comprimento imerso na água. Corte pequeno fragmento de sódio, limpe-o e coloque-o no interior do tubo. Iniciada a reação, caracterize o gás que se desprende com o palito de fósforo em chama. Interprete.

CUIDADO: Nunca se deve tocar um sódio metálico com as mãos ou deixá-lo em contato com a umidade.

4º Procedimento:

Adicione cerca de 10 gotas da solução de água oxigenada em um tubo de ensaio. Adicione 10 gotas de ácido sulfúrico 3,5 mol L. Em seguida adicione gotas da solução de KMnO4 0,02 mol L (faça isso até obter alguma mudança na reação). Observe e interprete.

5º Procedimento:

Não foi realizado no laboratório.

6º Procedimento:

Coloque 2 mL de água destilada em um tubo de ensaio. Adicione 3 gotas de solução de fenolftaleína e depois adicione 5 gotas de ácido clorídrico 1,0 mol L. Agite. Adicione gota a gota a solução de hidróxido de sódio 1,0 mol L. Observe e explique o ocorrido.

RESULTADOS

1º Procedimento:

1ª Parte: Após toda a preparação do experimento, o tubo ser colocado à chama de gás e o palito ser colocado na extremidade do tubo foi observado que o gás que saia do tubo alimentava a brasa do palito, formando uma chama. Portanto é observado que o gás produzido contém O2.

Equação química da reação observada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com