TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reeducação Postural Global

Exames: Reeducação Postural Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método criado pelo fisioterapeuta francês Phillippe Souchard na década de 80 após anos de estudo da fisiologia e biomecânica do corpo, o método visa à correção de patologias do sistema músculo-esquelético, com o auxílio dos músculos inspiratórios e expiratórios. A técnica criada por Souchard foi um aprimoramento da técnica de antiginástica, método holístico introduzido por Françoise Mesière (1909-1991), no sul da França1.

A RPG trabalha ativando a postura correta na tentativa de melhorar os problemas e as consequências da patologia, se utiliza de posturas ativas e simultâneas, isotônicas e excêntricas da musculatura estática e mantendo os músculos dinâmicos, sempre em decoaptação articular que libera as tensões, sendo progressivamente cada vez mais global2.

Atualmente a prática clínica fisioterapêutica utiliza com frequência o alongamento estático, que é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são alongados e permanecem nessa posição estática por aproximadamente 30 segundos. O método RPG promove o alongamento global das cadeias musculares, recomenda a utilização de posturas específicas para alongar a musculatura e pressupõe que um músculo encurtado cria compensações em músculos próximos e distantes3.

A técnica deve se basear na anamnese, fotos, exames de retrações, pontos de reequilíbrio, e por último a escolha da postura que irá trabalhar com o paciente. As posturas são modificadas conforme a evolução do paciente, podendo em cada sessão ser realizado uma nova avaliação, priorizando a melhora postural do paciente. A boa postura tem a finalidade de evitar o estresse causado pela má postura, as constantes mudanças nas curvaturas ocorrem pela acomodação dos músculos, ligamentos e tendões com relação ao centro de gravidade4.

Um dos diferenciais do método de Souchard5 está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada. O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. A RPG tem sido muito utilizado por fisioterapeutas no Brasil e em outros países, baseado na experiência adquirida na prática clínica, o método tem apresentado resultados satisfatórios e, embora seja clinicamente muito utilizado, a literatura ainda é escassa e com resultados controversos ou que mostram similaridade com o alonga¬mento estático.

O objetivo deste trabalho é através da revisão de literatura científica realizar uma análise crítica da eficácia da intervenção fisioterapêutica utilizando o método de Reeducação Postural Global – RPG.

REVISÃO DE LITERATURA

Para o presente estudo, foram realizadas buscas nas bases de dados informatizadas Medline, SciELO, LILACS E PeDRO a partir das seguintes palavras chaves: Reeducação Postural Global, Alongamento global e Alongamento ativo, incluindo artigos de 2000 a 2014. A seleção dos artigos foi realizada a partir da leitura do resumo. Entraram neste estudo os artigos que consideraram em sua metodologia os princípios do método RPG e que explicitavam a metodologia utilizada, sendo excluídos os artigos que não se enquadraram no critério de inclusão e os anteriores ao ano 2000.

Os estudos localizados através desta pesquisa caracterizam-se em sua maioria como ensaio clínico e ensaio clínico randomizado, sendo que o objetivo mais comum foi comparar a eficácia do método RPG com a de outros recursos. Em alguns desses estudos os resultados encontrados confirmaram os benefícios e a eficácia do método, enquanto outros apontaram resultados semelhantes comparados aos recursos convencionais.

A efetividade da postura “rã no chão com braços fechados” no alongamento da musculatura respiratória foi comprovada através do trabalho de Teodori et al6. A postura foi aplicada em sessão única sobre a força muscular inspiratória e mobilidade torácica num grupo composto por 10 voluntários do sexo feminino, com idade entre 18 e 23 anos, o estudo contou com grupo controle, através de dados quantitativos aponta efeitos benéficos na performance dos músculos inspiratórios e expiratórios e na expansibilidade torácica. Para Souchard6 as alterações na mecânica respiratória são decorrentes do encurtamento excessivo dos músculos da cadeia respiratória.

Moreno et al.7 estudaram o efeito da postura “rã no chão com braços abertos” para enfatizar o alongamento dos músculos da cadeia respiratória. O alongamento foi realizado em homens jovens que apresentaram características semelhantes (sedentários, de antropometria semelhante, sem antecedentes de doenças musculoesqueléticas ou cardiorrespiratórias) em 16 sessões. Comparado ao grupo controle, percebeu-se no grupo tratado aumento das pressões respiratórias máximas e da expansibilidade to¬rácica, o que reforça a importância da postura escolhida, bem como de um programa de tratamento mais prolongado em lugar de sessão única de alongamento.

No estudo de Fozzatti et al8,. participaram do estudo 26 mulheres com idades que variavam entre 23 e 72 anos, essa diferença na faixa etária sugere uma condição muscular diversa entre as voluntárias o que pode acarretar diferentes respostas ao tratamento, houve também variação de 1 a 23 anos no tempo de queixa de incontinência urinária (IUE) o que pode refletir diversidade de condição funcional da musculatura do assoalho pélvico. Os autores não mencionam se as mulheres eram nulíparas, nem definem as posições utilizadas, e o estudo não contou com grupo controle. No entanto, o estudo aponta altos índices de melhora significativa (72%) e cura (16%) depois de realizadas as sessões, concluindo que é possível o equilíbrio entre a lordose lombar, os mús¬culos transversos do abdome, relacionados à manutenção da pressão intra-abdominal, a mobilidade do diafragma torácico, relacionada às variações de pressão intra-abdominal, e o eixo de rotação das articulações coxofemorais através da RPG.

Em outro estudo todas as posturas do método RPG foram utilizadas, dando ênfase naquelas que simulam as atividades diárias que provocam incontinência (em pé, sentada, com inclinação anterior). Fozzatti et al.9, aponta que houve melhora da flexibilidade, elasticidade e força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com