TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Inercial

Trabalho Escolar: Referencial Inercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um referencial inercial?

Um referencial é denominado inercial se nele a primeira lei de Newton é válida, ou seja, é um sistema de referência em que corpos livres não têm o seu estado de movimento alterado, uma vez que não existem forças sendo aplicadas. Dessa forma, esses corpos livres não sofrem acelerações, pois não há forças sendo exercidas. Tais corpos ou estão parados, onde a velocidade é igual à zero, ou estão em movimento retilíneo uniforme uns em relação aos outros.

De acordo com a 1ª Lei de Newton: “Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele.”

Por exemplo, observamos um trem que mantém a velocidade constante em relação à plataforma. Quando este trem desacelera para parar na estação, um observador dentro do trem segurando um balaústre sente a força que este exerce e desacelera junto com o trem, já ao observar uma bola livre no chão do vagão a vê rolar sem que nenhuma força esteja sendo impressa sobre a mesma. Para o observador na plataforma, a bola rola devido à inércia, estava em movimento junto com o trem e tende a continuar neste movimento.

Por que esse conceito é tão importante em mecânica?

Como a mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos dos corpos e seu repouso, a importância do referencial é grandiosíssima, pois determina a análise do observador.

O conceito de referencial inercial ajuda no entendimento de como um corpo em repouso é capaz de entrar em movimento e como é possível alterar o estado de movimento de um corpo. Tudo depende do referencial adotado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com