TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencias Bibliograficas

Dissertações: Referencias Bibliograficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

http://blogdoprofessorhenry.blogspot.com.br/2012/04/sociologia-documentario-ilha-das-flores.html Rafael Calheiros

Professor Claudio Henrique Ramos Sales

5 de abril de 2012

Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a dicotomia que existe entre a teoria e a prática, como se elas não fossem as duas faces de uma mesma moeda. Constatamos que, a formação docente é construída historicamente antes e durante o caminho profissional do docente. Cria-se então um círculo vicioso, onde a formação docente depende basicamente, tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar. De acordo com o currículo por competências, a nova fase educacional baseia-se na mobilização dos saberes construídos para solucionar problemas específicos. O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias na sua própria prática e, originar condições para que diante das teorias, modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.

Outra questão importante diz respeito ao fato de que, mesmo levando em consideração

os aspectos relacionados às questões econômicas e sociais como problemática atual na formação do professor, em que se incluem o aviltamento de seus salários, as condições precárias em que muitas vezes desenvolve suas atividades profissionais, entre outros, existem

problemas mais diretamente relacionados à sua qualificação nos planos científicos e pedagógicos, que têm comprometido o atual modelo de formação docente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com