TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refinaria De Petróleo

Trabalho Escolar: Refinaria De Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Refinaria de Petróleo: Etapas do processo e os riscos de acidentes em decorrências de sua operação.

Foi ministrado o minicurso pelo Professor Daniel Farias, aos alunos do curso de Engenharia, cujo principal tema abordado foi o refinamento do petróleo, este relatório visa abordar, de forma sucinta, o tema sobre o qual o professor Daniel Farias discorreu durante o minicurso.

O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos.

Uma refinaria de petróleo representa um sistema com muitas partes que interagem entre si e com o meio ambiente. Para entender como os acidentes acontecem é necessário visualizar as interações entre as partes.

A característica do petróleo tem ponderável influência na técnica utilizada para a refinação, ou seja, não existe uma técnica de refinação adaptável para todos os tipos de petróleo.

A destilação fracionada é útil para separar uma mistura de substâncias com diferenças pequenas em seus pontos de ebulição sendo uma etapa muito importante no processo de refino.

Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. Quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação. E devido à diferença de suas temperaturas de ebulição, eles podem ser facilmente separados por um processo chamado de destilação fracionada.

Citou também o pré-sal que se refere a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formada exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas do fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. Que após essa camada existe muito petróleo de ótima qualidade para refino. Um fato interessante é que o pré-sal vai contribuir para os próximos 30 anos com muito dinheiro para o Brasil.

Foram citados alguns acidentes de refinarias:

• O acidente de Bhopal

• Refinaria de Porto Rico-2009

• Petroquímica/Texas-2005

• Refinaria no Kuait-2000

• Desastre México-1984

• Reduc/1972

Foram retratados alguns gerenciamentos de riscos que os engenheiros têm que tomar que são:

• Avaliação de risco

• Estudo de análise de risco

• Plano de ação e emergência (PAE)

O engenheiro tem de agir de forma preventiva com o objetivo de evitar acidentes que possam causar danos à saúde dos trabalhadores, à propriedade e aos impactos ambientais, através de uma metodologia.

O engenheiro também deve fazer uma avaliação quantitativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com