TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio AAS

Relatório de pesquisa: Relatorio AAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

1. OBJETIVOS

- Extrair o AAS do comprimido;

- Recristalizar o AAS obtido após extração;

- Calcular a porcentagem de AAS nos comprimidos.

2. INTRODUÇÃO

A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais, ou seja, a recristalização baseia-se nas diferenças das solubilidades em diferentes solventes e no fato de que a maioria das substâncias sólidas são mais solúveis em solventes quentes que em frios.

Sobre a recristalização é interessante o que Silva aponta em seu livro “Introdução à Química Experimental”:

“O processo de recristalização consiste na dissolução do sólido a ser purificado em um solvente quente ou, até mesmo, em ebulição, (se necessário, a mistura quente é filtrada para a remoção de quaisquer impurezas insolúveis) e, posteriormente, na sua cristalização, à medida que a solução resfria. Idealmente, somente, a substância desejada precipita na forma cristalina e todas as impurezas solúveis permanecem na água-mãe (solução restante após a cristalização). O sólido cristalino pode ser separado da água mãe por filtração e, em seguida, secado. Se uma única operação de recristalização não levar à substância pura, o processo pode ser repetido com o mesmo ou outro solvente.” (SILVA; BOCCHI; FILHO, 1990, p.100).

As substâncias sólidas raramente são puras, por isso têm sido purificadas por recristalização, que é o método mais útil para a purificação das mesmas. Portanto, a purificação do Ácido Acetilsalicílico (AAS) será obtida por recristalização, dissolvendo-se o produto em etanol e aquecendo-o. A temperatura na qual um sólido cristalino se funde, isto é, torna-se líquido é denominado de ponto de fusão. Um composto orgânico cristalino puro tem, em geral, um ponto de fusão bem definido, ou seja, o intervalo do ponto de fusão não passa de 1,0ºC. Entretanto, a presença de pequenas quantidades de algumas impurezas faz com que a temperatura em que os cristais começam a fundir seja mais baixa que aquela do ponto de fusão do composto puro. (SILVA; BOCCHI; FILHO, 1990, p.102).

O (AAS) também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiinflamatório. O AAS é utilizado para o alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite e alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.

Adicionalmente, uma vez que a aspirina inibe a agregação de plaquetas e a coagulação do sangue, é também usada em doses baixas para tratar doentes em risco de ataque cardíaco. Pertence ao grupo dos medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (NSAIDs).

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1) Materiais e Reagentes

- bastão de vidro;

- almofariz e pistilo;

- balão de fundo redondo de 250mL;

- condensador;

- mangueira;

- recipiente para banho Maria;

- tela de amianto;

- tripé de ferro;

- suporte universal;

- garra metálica;

- anel de ferro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com