TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ensaio Fisico do AAS

Por:   •  22/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Comprimidos são formas farmacêuticas geralmente preparados com o auxílio de adjuvantes farmacêuticos, podendo estes variar em: forma, tamanho, peso, dureza, características de desintegração, dissolução e em outros aspectos, dependendo de sua finalidade de uso.

O ácido acetilsalicílico (AAS) é um antiinflamatório não-esteroidal (AINE) que tornou-se conhecido mundialmente, sendo a primeira criação da indústria farmacêutica que vem sendo utilizada até os dias atuais devido à ação analgésica, antipirética, anti-inflamatória, antiagregante plaquetário (bloqueio da síntese de tromboxanos) entre outras indicações. Sua ação primária é a inativação da ciclo-oxigenase por acetilação irreversível da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossíntese da prostaglandina a partir do ácido araquidônico.

Ácido Acetilsalicílico

A determinação da qualidade de um medicamento é extremamente importante, devendo este ser seguro e eficaz. Portanto, desvios em certas características podem significar riscos graves à saúde dos pacientes, podendo até tornar-se um problema de saúde pública.

Diante do exposto o objetivo do trabalho é analisar os ensaios físicos do ácido acetilsalicílico, visto que este é um dos medicamentos antiinflamatórios mais antigos e comercializados no mundo. Serão analisados o aspecto, peso médio, dimensões, dureza, friabilidade e ensaios de identificação e doseamento.

OBJETIVO

O objetivo foi determinar ensaios físicos do ácido acetilsalicílico.

METODOLOGIA

• PROCEDIMENTO:

Quanto ao aspecto foi observado os comprimidos e descrito quanto às suas propriedades organolépticas.

Quanto ao peso médio foi pesado, individualmente, 20 comprimidos e determinado o peso médio. Onde foi tolerado não mais que duas unidades fora dos limites especificados na Tabela 1 (anexado no protocolo), em relação ao peso médio, porém, nenhuma pode estar acima ou abaixo do dobro das porcentagens indicadas. E foi calculado o desvio padrão.

Quanto as dimensões foi medido com o auxílio de um paquímetro as dimensões (altura e diâmetro) de 5 unidades. Foi registrado e calculado a média.

Quanto a dureza, o teste foi realizado com 10 comprimidos, eliminando qualquer resíduo superficial antes de cada determinação. Os comprimidos foram testados, individualmente, onde foi obedecido sempre à mesma orientação. E assim nenhuma unidade pode apresentar dureza inferior a 30 N.

Quanto a friabilidade, os comprimidos com peso médio igual ou inferior a 0,65 g, foi utilizado 20 comprimidos. Foi pesado, com exatidão, os comprimidos, e introduzidos no aparelho. Foi ajustado a velocidade para 25 rotações por minuto e o tempo de teste para 4 minutos. Decorrido o prazo, foi removido qualquer resíduo de pó da superfície dos comprimidos e foi pesado novamente.

Quanto aos ensaios de identificação e doseamento, foi utilizado os métodos Identificação onde foi misturado 1 g da amostra com 2 mL de água fria. Verteu-se sobre 15 mL de água fervente. Ferveu-se, brandamente, durante 2 minutos, sob agitação. Resfriou-se. E formou um produto gelatinoso, claro e translúcido. Pegou-se a mistura gelatinosa obtida, adicionou-se uma gota de iodo. Desenvolveu-se coloração azul, que desapareceu pela fervura e retornou-se pelo resfriamento.

Outro método utilizado foi o teor de acido acetilsalicílico (AAS) em comprimidos, onde foi preparado a bureta com solução volumétrica de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. Transferiu-se 20 mL de água destilada e 20 mL de álcool etílico para um erlenmeyer, acrescentou-se 1 comprimido ao erlenmeyer e agitou até total dissolução. Adicionou-se 10 gotas de fenolftaleína e titulou-se com a solução de NaOH da bureta até viragem. Anotou-se valor consumido da solução de NaOH.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

• Aspecto.

Foi observado quanto ao aspecto que o comprimido é dyro, sem odor e salgado.

• Peso Médio.

Foram pesados 20 comprimidos com total de peso 12,328 g. Assim o peso médio totalizando em 0,616 g.

• Dimensões.

Comprimido Altura Diâmetro

1 11,15 mm 5,9 mm

2 11,1 mm 5,8 mm

3 11,15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com