TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Resistores

Ensaios: Relatorio Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RESISTORES

UBERABA – MG

2014/1

RESISTORES

Sexto relatório redigido da aula de Fenômenos Físicos e Químicos IIl, do Curso Superior de Engenharia Civil na Universidade de Uberaba.

Orientador: Luciano Henrique Dias de Matos

UBERABA – MG

2014/1

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, onde a resistência corresponde ao declive da caraterística tensão-corrente. Um condutor ôhmico designa-se simplesmente de resistência. A resistência elétrica também pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão.

Resistor é todo aparelho capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, exclusivamente (efeito joule). Os resistores também são componentes de um circuito elétrico que tem por finalidade oferecer uma oposição a passagem de corrente elétrica, através de seu material. Essa oposição e denominada de resistência elétrica, a qual foi falada anteriormente. Nesse circuito a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor é a mesma que sai pelo outro lado, porém sua tensão é alterada para o que o componente onde ele esta sendo usado funcione sem sobrecarregar.

Existem vários tipos de resistores e cada um suporta uma determinada corrente elétrica, a qual pode ser calculada através de uma faixas coloridas presentes no resistor e transformadas em valores através da tabela de resistores que segue abaixo:

OBJETIVO

Aprender a fazer a leitura do valor nominal do resistor através do cófigo de cores e a verificação da tolerância em relação ao valor nominal e medio.

MATERIAL UTILIZADO

Matriz de \contato

Multímetro

Resistores de diferentes valores

METODOLOGIA

Identificar à cor da primeira faixa e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente a cor. Este algarismo será o 1ª digito do valor do resistor.

Identificar a cor da segunda faixa. Determinar o algarismo correspondente ao 2ª digito do valor da resistência.

Identificar a cor da 3ª faixa. Determinar o valor para multiplicar o numero formado pelos itens 1 e 2. Efetuar a operação e obter o valor da resistência nominal.

Identificar a cor da quarta faixa e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.

Medir o valor do resistor utilizando o multímetro ( R media).

Utilizando a formula abaixo verifique se o valor lido (R nominal) e o valor medido (R medida) estão dentro da tolerância permitida pelo resistor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com