TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio Serviço Social

Por:   •  9/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO E PRÉ-PROJETO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

CRISTINA ANTONIA MARQUES LEITE 47405736

PINHAIS 2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAEL – UNIFAEL.

Orientador: Prof. (a). Andréia do Carmo Bruel de Oliveira

CRISTINA ANTONIA MARQUES LEITE 47405736

PINHAIS 2022

Relate sua experiência na EJA por meio de um texto.

O contato com a unidade de ensino se deu por meio de indicação de familiar e de membros da comunidade que já conhecia a unidade, referenciando a qualidade do mesmo. O plano de aula foi aplicada no 1° ano Educação de Jovens e Adultos-EJA onde trabalhamos o tema característica de um bilhete, reforçamos uma postura reflexiva a respeito da escrita, permitindo ao aluno compreender que a escrita é uma forma de comunicação.

A Escola  Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro situa-se na Rua Pastor Adolfo Weidmann, 2807 no bairro Guarituba Circular e é mantida pela Prefeitura Municipal de Piraquara (Secretaria Municipal da Educação – SMED), nos termos da legislação vigente. Oferta cursos de Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano) nos períodos matutino e vespertino, e primeira fase da Educação de Jovens e Adultos - EJA (Etapas I, II e III) no período noturno.

Esta organização aconteceu de forma gradativa, desde 2017, sendo que ao final de 2019 se efetivou a implantação no primeiro ciclo ( 1º, 2º e 3º ano) e até o final de 2021 enfatizou no segundo ciclo ( 4º e 5º ano). [21/11 12:49] CRIS MARQUES LEITE: A instituição situa-se na zona rural em um bairro do município de Piraquara a uma distância de aproximadamente 18 quilômetros do Núcleo de Educação da Área Metropolitana Norte ao qual está jurisdicionada. Os horários de funcionamento desta são das 7h30min às 11h30min, 12h45min às 16h45min e das 18horas às 22 horas. A Escola Rural Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro foi construída em 1949, denominada CASA ESCOLAR DE GUARITUBA, para atender a necessidade de escolarização para os filhos de imigrantes (alemães). A casa funcionava em uma residência com classe multisseriada de 1ª a 4ª serie, sendo a primeira professora regente, Dona Helena Maueler. A Escola Rural Marilda Cordeiro Salgueiro conta com uma estrutura adequada as necessidades dos educandos, pois em 2017 foi construído a biblioteca e, em 2018 foram realizadas reformas para a melhoria das estruturas do pátio, as salas de aula foram pintadas, a secretaria foi totalmente reformada pensando na segurança dos estudantes, câmeras de monitoramento foram instaladas entre outros. Hoje, a escola atende aproximadamente 600 estudantes, 1º ao 5º ano e três turmas da EJA. A implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola aconteceu no ano de 2001 no período noturno devido a demanda apresentada na comunidade pois a grande parte dos estudantes, são de classe trabalhadora, vivendo grande parte deles de subemprego ou desempregados que na maioria das vezes não tiveram oportunidade de estudar quando criança, ou que foram “vítimas” do sistema seriado onde por vezes a avaliação era vista apenas como forma de punição, passaram por um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências até que acabaram desistindo de estudar. Em 2004, 2005 e 2006 foi organizado uma turma durante o período diurno em espaço cedido pela ONG Rede Esperança, essa organização diurna aconteceu apenas nestes três anos devido a demanda apresentada pela comunidade a qual possuía uma grande quantidade de alunos inclusos e idosos.

Atualmente a EJA está organizada em três Etapas 1ª , 2ª e 3ª contando com uma professora Referência em cada etapa, uma professora Itinerante e com uma Coordenadora Pedagógica específica para atender a modalidade e uma vez por semana a Diretora Geral atende a escola no período noturno. A escola atualmente além do PMALFA também estabelece parcerias com a comunidade do entorno ofertando assim projetos como “Os Desbravadores” que desenvolvem atividades aos finais de semana , atualmente a escola ainda conta com  doze salas de aula, todas de alvenaria, sendo uma para o projeto de alfabetização, sala multifuncional, uma secretaria, uma da diretoria, uma coordenação pedagógica, uma sala de professores, cinco banheiros sendo um masculino para estudantes com três sanitários, um feminino para estudantes com três sanitários, um adaptado para cadeirantes e dois para funcionários, dois depósitos, um para materiais de limpeza e materiais de expediente, outro para guardar equipamentos e materiais do Clube dos Desbravadores, um deposito para merenda escolar, uma cozinha, lavanderia, área coberta de alvenaria, quadra de esportes sem cobertura, uma horta, uma cozinha para uso dos servidores e uma sala menor para descanso e alimentação dos servidores da limpeza e merenda. A escola ainda conta com espaços de lazer, como quiosque para descanso, uma pracinha, pista de atletismo com três raias, parquinhos e outros espaços de brincadeiras caracterizados como “ cantinhos”. O espaço não é considerado adequado pois considera-se que ainda são necessárias algumas mudanças para melhoria, como a quadra que possui um tamanho menor do que o padrão e não possui cobertura; o pátio que mesmo sendo coberto quando chove ainda não é possível realizar recreio no pátio porque chove e molha os estudantes pois, a cobertura não cobre totalmente, e o espaço externo que é muito pequeno para o número de estudantes. Como o espaço externo da escola é muito pequeno relacionado ao nº de estudantes, foi necessário organizar estes espaços em diferentes momentos de uso. Também pensando em proporcionar um recreio alegre, visto que este se caracteriza de um momento pedagógico, a escola adquiriu mesa de pebolim, vários outros jogos e quebra-cabeças.A instituição possui uma quadra esportiva aberta, a qual é destinada para a realização das atividades das aulas de Educação Física, assim como das atividades recreativas durante o recreio. A quadra passou por uma nova pintura em setembro de 2017. Também é importante constar que tal quadra fica no pátio central da escola e muitas vezes o barulho das aulas externas atrapalham as salas de aula de seu entorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (441.4 Kb)   docx (666.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com