TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estagio Serviço Social

Por:   •  20/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Final de Estagio- Serviço Social

  1. Introdução

        O estágio aqui apresentado é exercido pela academia de graduação no curso de Serviço Social na Universidade Anhanguera- UNIDERP polo de Ensino Santa Cruz, realizado no Centro de Referência Especializada para População em situação de Rua (Centro POP) que basicamente volta a sua atenção para área de Atendimento social, mais especificamente a pessoa em situação de rua, sendo este equipamento pertencente a Prefeitura de São João de Meriti e o governo do Estado.

        No âmbito do curso Social, o aprendizado está sendo produtivo em relação ao estágio e corpo acadêmico (Supervisão Acadêmica/ Supervisão de Campo), sendo que este ocorre supervisão técnica da Assistente Social do Centro POP local onde o mesmo é realizado, e da supervisão pedagógica da professora-tutora Neli Gloria, o qual está vinculada a instituição de ensino Anhanguera-UNIDERP.

Objetivo Geral

        Interação dos três atores no processo de aprendizado estagio

  • Aluno, enquanto estagiário;
  • Assistente Social de Campo responsável pela supervisão técnica do centro pop;
  • Docente, sendo o professor tutor em sua atribuição pedagógica.

Objetivo Especifico

        No estágio supervisionado são trabalhadas as três dimensões da pratica profissional:

  • Teórico-Metodológica: Com a apreensão do método e das teorias, por conseguinte, da relação que faz com a pratica
  • Ético Político: Diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de analisar a sociedade e a própria profissão como campo de força contraditória, considerando-se o caráter eminente político do exercício profissional, assim como a consciência do profissional da direção social que imprime em sua intervenção.
  • Técnico Operativa: Refere-se mais estritamente aos elementos técnicos e instrumentais para o desenvolvimento da intervenção.

  1. Organização

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua em São João de Meriti RJ a realidade da organização está voltada principalmente aos valores e ao acolhimento, através do programa que visam a melhoria no atendimento e a integração do público atendido. Quanto aos projetos realizados com a sociedade em questão, pode se destacar as campanhas, abordagens, visitas, encontros e reuniões, que promovem uma melhor conscientização sobre o tema.

Meu espaço como estagiaria dentro do equipamento se faz através do acompanhamento observatório direto na rotina do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, sobre a orientação da supervisora de campo.

O alcance dos projetos, programas e serviços encontrados no equipamento abrangem os assistidos, familiares e comunidade.

Acesso às informações, desde o diagnostico até o processo de tratamento. O trabalho direto com as famílias e assistidos, tratando do processo reabilitação intermediando conflitos, fazendo encaminhamentos e prestando orientações aos assistidos quanto aos seus diretos. A participação do Assistente Social dentro do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, acontece por meio de equipe multidisciplinar (Coordenadora, Psicólogos e Educadores Sociais) e sua meta principal e a de zelar pelo bem-estar do assistido através do acompanhamento regular do caso. A observação, a entrevista e o conhecimento teórico do serviço social e institucionalizado o código de ética e os documentos legais da profissão estão sendo respeitados num momento de perfazer o profissional.

  1. Considerações Finais

E neste prisma que o estágio em serviço social se configura porem não há para o serviço social um método próprio de atuação da realização do exercício profissional esses dependem de variáveis o que reflete diretamente na realização do estágio, e o choque com a realidade torna na maioria das vezes frustrante desmotivam-se e até decepcionante o primeiro contato do acadêmico com a realidade pratica profissional devido a isso determinar com precisão o estágio em serviço social tornar-se complicado, pois isso implica em situações que variam constantemente de acordo com o campo e a realidade por ele atendida o compromisso que o mesmo tem para o estágio os supervisores seus princípios e propósitos, o próprio estagiário, enfim, determina aqui tratado, que fazem a diferença na realização do estagio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com