TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio ensaio

Tese: Relatorio ensaio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

1º) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova – Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

2º) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese – Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

3º) Faça a primeira versão do texto – Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Introdução Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

Desenvolvimento Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

Conclusão Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

otas para universidades federais: solução ou problema?

Agora é oficial: a presidente Dilma Rousseff sancionou o sistema de cotas para o ingresso em universidades federais. Isso significa que metade das vagas dessas instituições será ocupada por alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Metade dessas vagas (25% do total) ficará com estudantes de baixa renda familiar e a outra metade (25%), com negros, pardos e índios. O tema é polêmico, pois envolve muitos pontos de vista: alguns consideram a medida preconceituosa, alegando que o mais justo é a manutenção da concorrência igual, já que a cor da pele não interfere na capacidade intelectual do indivíduo; outros, porém, veem as cotas como forma de incluir os excluídos, dando-lhes visibilidade social para que possam, no futuro, disputar vagas em condições de igualdade. Discuta esse tema em uma dissertação argumentativa, fundamentando seu ponto de vista e propondo ajustes necessários para se resolver a situação. Leia os textos da coletânea e tente aproveitar as informações úteis à sua análise.

Horário político obrigatório: bom para quem?

O horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio é um recurso obrigatório garantido pela lei brasileira para que todos os candidatos possam ser vistos e ouvidos pelos eleitores. Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com