TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  31/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ELIACIR PEREIRA DE MELO RA 441522

MIRIAN DE SOUZA LEAL RA 410105

SANDRA MARIA MAGALHÃES RA 428229

BOA VIAGEM – CEARÁ

JUNHO - 2016

[pic 2]

     

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório Final apresentado ao Curso de Serviço Social, 7º semestre, do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.

BOA VIAGEM – CEARÁ

JUNHO – 2016

IDENTIFICAÇÃO-ESTAGIÁRIOS/AS:

NOME DO ESTAGIÁRIO: Eliacir Pereira de Melo

Curso: Serviço Social                                                                                      

Telefone: (88)997892263

 E-mail:

Nível do Estágio Supervisionado: III.

Local de Estágio: Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS.

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a):  Débora Lima Vieira Rodrigues

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Maria Aparecida Rodrigues Silva

Carga horária: 150 h     Início: 31/03/2016 Término: 06/05/2016

NOME DO ESTAGIÁRIO: Mirian De Souza Leal                                            CURSO: Serviço Social                                                                                      

Telefone: (88)998723885      

 E-mail: mirian_25leal@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: III

Local de Estágio: Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a):. Débora Lima Vieira Rodrigues

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Maria Aparecida Rodrigues Silva

Carga horária: 150 h     Início: 31/03/2016 Término: 06/05/2016

NOME DO ESTAGIÁRIO: Sandra Maria Magalhães                                           CURSO: Serviço Social                                                                                      

Telefone: (88)997055252

 E-mail: sandrabv_maria@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: III.

Local de Estágio: Centro de Referência Especializada de Assistência Social CREAS.

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Débora Lima Vieira Rodrigues

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Maria Aparecida Rodrigues Silva Carga horária: 150 h     Início: 31/03/2016 Término: 06/05/2016

I - INTRODUÇÃO

O processo de experiência vivenciado no estágio supervisionado III proporcionou a reflexão, avaliação, discussão e construção de novas possibilidades e teóricas e práticas no que se refere a atuação profissional do Serviço Social, promovendo analise de procedimentos metodológicos na práxis do Assistente Social e sua manifestação no cotidiano dos  usuários atendidos pelos serviços  desta instituição.

O estágio e o projeto de intervenção constituem um espaço de extrema importância para capacitar os acadêmicos na intervenção social oportunizam ao estudante o estabelecimento de relações mediatas entre os conhecimentos teórico-metodológicos e o trabalho profissional, a capacitação técnica operativa e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão, bem como o reconhecimento do compromisso da ação profissional com as classes trabalhadoras.

É importante destacar que o estágio III foi essencial para conhecer a realidade e a dinâmica social presente no processo de atuação profissional, especificamente no CREAS de Boa Viagem. Assim sendo o estágio possibilitou  experiências significativas na edificação da identidade profissional, propiciando o contanto direto e palpável com as diversas dimensões da profissão.

        O Estágio Supervisionado III foi realizado no CREAS de Boa Viagem/Ceará no período de 31 de Março a 06 de maio de 2016. Possibilitou a intervenção e o acompanhando de  atendimentos especializados, a indivíduos e/ou famílias que se encontram em situação de violação de direitos em decorrência de maus-tratos, negligência, abandono, violência psicológica, sexual, discriminações, entre outras, apoiando a construção e/ou reconstrução de projetos pessoais e sociais.

O CREAS é uma instituição que trabalha em rede com o Conselho Tutelar, escolas deste município e demais secretarias que trabalham as outras políticas sociais e publicas, engendrando o elucidado pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) e Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS/2005).

O CREAS é uma instituição que desempenha um papel importantíssimo no município de Boa Viagem a partir da realização de atendimentos individuais e coletivos, estudo sócio jurídico, visitas domiciliares entre outros serviços sócio assistenciais, resgatando vidas, famílias, crianças e adolescentes e idosos que vivenciam e sofrem violação de direitos.

        Conceber o estágio como instrumento de formação é consolidar balizas na direção de uma formação crítica e propositiva que possibilite o profissional está em contato com a realidade social, complexidades, sua totalidade, extraindo assim todo o arsenal de questões necessárias para efetiva formação profissional comprometida, sólida e que realmente desempenhe uma ação eficaz na vida dos sujeitos sociais de direito.

O estágio permitiu estarmos em contato direto com a realidade e dinâmica social, pois ao sermos atravessados por uma gama de questões que nos indaga e faz refletir, sobre como agir, como ser, como se posicionar diante do que é requerido e solicitado de um profissional do Serviço Social, em face disto, necessitamos cada vez mais adensar e intensificar o rigor teórico-metodológico e atuação profissional.

Observar é um processo que vai além do posto, pois enquanto estagiário estamos inseridos em uma realidade sócio-institucional que demanda e delega atividades para área do Serviço Social requerendo respostas, sejam em curto, médio ou longo prazo, a qual solicita um posicionamento coerente com as funcionalidades e objetivos da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (241.5 Kb)   docx (183.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com