TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DA DISCIPLINA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD: CELINA ANTONIA DA SILVA

SÃO PAULO/SP

2015


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Manifestação popular contra a repressão militar.        

Figura 2 - Comunicação e movimentos sociais em rede: um desafio ainda presente...        

Figura 3 - Grécia Antiga e implantação da Democracia Clássica        


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Passo 1 - As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais na atualidade        

2.1.1 A arte e a cultura em conjunto com os movimentos sociais        

2.2 Passo 2 - A construção da democracia na sociedade brasileira contemporânea        

2.3 Passo 3 - O papel das ONGs no contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de analisar a temática dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis das últimas décadas, por meio de pesquisas, neste relatório reflexivo verificam-se suas implicações na organização da sociedade, uma vez que são processos políticos, de ação coletiva e voluntária, de grande relevância na historia das conquistas sociais no Brasil.

Surgem segundo as necessidades coletivas como movimentos de contestação de redes formais e informais organizadas, buscando transformações através do protesto e da solidariedade.

Com a abertura política e com a redemocratização das instituições políticas brasileiras, identifica-se o crescimento de um fenômeno que vem se manifestando em várias partes do mundo: a criação e ampliação de novos canais de participação política e a consequente influência da sociedade civil nas ações públicas engendradas pelo Estado, no enfretamento dos problemas sociais.

Mediante um novo cenário social e econômico, as ações coletivas foram levadas a mudar suas praticas e reinvindicações, e as Organizações Não Governamentais (ONGs) surgem numa perspectiva de solidariedade às lutas dos direitos humanos, e pela redemocratização e combate à fome e miséria.

        

As redes interligadas possibilitam nesse contexto a formação de parcerias implementadas através das politicas públicas, confrontando assim com os desafios expostos na sociedade que reclamam ao Estado por respostas e resolução pelos problemas enfrentados pela população.

        


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Passo 1 – As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais na atualidade

Dentro do contexto histórico os movimentos sociais surgem como forma de manifestar o descontentamento dos membros da sociedade diante do plenário governamental de um país.

Segundo a autora Maria da Glória Gohn, os movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis possuem caráter educativo que há aprendizagem e produção de saberes, ressaltando que se trata de educação não formal, são experiências passadas pela prática do cotidiano e não adquirida em campo acadêmico, portanto são fontes geradoras e novos modelos de aprendizagens vivenciadas.

Os movimentos passaram por transformações impostas por uma sociedade que luta por direitos, uma vez adquirido em nossa Carta Magna, portanto, sendo validos os meios de reivindicação.

Diante dessa realidade percebem-se diferenças quanto à natureza dos movimentos sociais e seus agentes, meios utilizados para a socialização do ideal em comparação com a necessidade, que se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.

Identifica-se também que os movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis começaram a ganhar notoriedade e força em nossa sociedade a partir de 1950, mas intensificaram-se mesmo no período da ditadura militar. Hoje abrangem todos os campos da sociedade, novos sujeitos sociopolíticos e culturais surgiram.

Daquela época para os dias atuais, a sociedade civil contemporânea organizou-se e transformou-se, apresentando novas formas de manifestação por direitos e controle social (Figura 1).

[pic 2]

Figura 1– Movimentos Sociais no Brasil.

Fonte: Google - http://goo.gl/7WXmxt

É muito comum o surgimento de grupos sociais expressivos e outros bem menores, que reivindicam direitos, buscando reconhecimento e respeito da sociedade. Como exemplo, podemos citar os seguintes movimentos: o movimento LGBT que levanta uma bandeira enorme contra o preconceito, a discriminação e a violência, lutando por igualdade de direitos; um movimento social urbano bem recente ocorreu em 2013, o Movimento Passe Livre – MPL clamou pela redução do preço do transporte público, que tomou grandes proporções e inflamou a sociedade civil, no descontentamento político, contra a corrupção e tantos problemas pontuais no Brasil, levando às ruas milhares de brasileiros insatisfeitos. Nesse ano mais manifestações de rua ocorreram e tornaram-se o maior movimento da sociedade civil após as “Diretas Já” em 1984.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (118.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com