TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnicas Raciais

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

          Relatório de Atividade Complementar

Nome: Cleide Ferreira de Lima                RA: 8982240005

Curso: Serviço Social                                       11/06/2015

3º Semestre

             

Relações Étnicas Raciais

A discussão sobre o racismo não é de hoje ela sempre esteve em pauta. Os negros sempre foram visto como inferiores devido a diversos fatores, como a cor, medição do crânio e as comparações entre os diferentes fenótipos, desta forma reforçavam a ideia de que eram diferentes biologicamente.,

Mesmo depois do fim da escravidão em 1888 estas teorias foram usadas para justificar a diferenças entre negros e brancos. No Brasil iniciativa da miscigenação veio através da imigração europeia, com objetivo de branquear a população.

No ano de 1930, a mestiçagem se torna mais radical, pois fatores biológicos e culturais passam a ser mais importantes do que branquear a população. E neste momento Gilberto Freire publica o livro Casa Grande e Senzala.

Nos Estados Unidos, Gilberto Freire junto com o antropólogo americano teve uma interpretação diferente dos outros contemporâneos que acreditavam que a mestiçagem como a causa da miséria e indolência do povo brasileiro.

No Brasil eram considerados negros quem possuía fenótipos como o formato do nariz, tipo de cabelo ou cor da pele. Quanto menos características, menor era a discriminação. O preconceito de marca ou de cor era baseado na aparência, e o de origem era baseado na ideia de sangue. O preconceito no Brasil é visto de forma diferenciada, ou seja, se o negro for de classe econômica alta com maior poder aquisitivo ou maior grau de instrução a cor de sua pele não fará diferença.

Os índios também sofreram influências externas com o aparecimento dos portugueses em sua linguagem, vestimentas e religião. Eles são vistos nos dias de hoje como povos que vivem bem em suas reservas, sem danificar o meio ambiente e até sendo estudados e admirados pelos projetos de sustentabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com