TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requisitos

Seminário: Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

A correta interpretação deste documento requer o conhecimento de algumas convenções e termos específicos, que serão descritos a seguir.

1.2.1. Definições

Um requisito é uma condição ou uma capacidade com o qual o sistema deve estar de acordo, expressando as necessidades do cliente. Podem ser dos seguintes tipos:

REF (Requisito Funcional): Definem as funcionalidades do Módulo Publicação e Vendas a serem implementadas pelos desenvolvedores na construção do sistema, a fim de possibilitar que os usuários realizem suas tarefas e satisfaçam os requisitos de negócio.

RC (Requisito Complementar): Relacionam as características e propriedades dos requisitos funcionais do Módulo Publicação e Vendas.

RNF_ (Requisito Não-Funcional de Qualidade): Relacionam os aspectos de qualidade desejada (requisitos não-funcionais de qualidade), como confiabilidade, eficiência, portabilidade, usabilidade ou qualquer outra característica que o sistema deva atender, como padrões, regulamentos e contratos com os quais o sistema deve ter conformidade.

RNG (Requisito de Negócio): Correspondem às regras que regulam o negócio que devem ser seguidas e garantidas pelo sistema para cada requisitos funcional identificado e/ou para o módulo.

1.2.2. Identificação dos requisitos

Os requisitos devem ser identificados com um identificador único, composto de sigla e numeração. A referência aos requisitos é feita através dos respectivos identificadores.

à Sigla

REFXX: Requisito Funcional

RCXX: Requisito Complementar

RNF_XX: Requisito Não-Funcional

RNGXX: Requisito de Negócio

à Numeração

A numeração inicia em 01 e prossegue sendo incrementada de 1 à medida que forem surgindo novos requisitos.

1.3 Processo de Elicitação

A elicitação dos requisitos procedeu-se por intermédio de entrevistas e de questionário respondido pelo responsável da gerência de atendimento ao cliente.

1.4 Visão Geral do Documento

Além da seção introdutória, este documento possui as seguintes seções:

Seção 2 – Descrição geral: apresenta uma visão geral do módulo em questão, fornece uma base para obtenção dos requisitos e facilita o entendimento do módulo em si.

Seção 3 – Requisitos: define os requisitos funcionais, requisitos não-funcionais, requisitos complementares e regras de negócio do aplicativo.

Seção 4 – Atributos: apresenta os atributos de dados de cada requisito funcional identificado.

Seção 5 – Rastreabilidade: identifica a rastreabilidade entre os requisitos funcionais e os não-funcionais, regras de negocio, prioridade e objetivos específico definidos no Plano de Projeto de Software - PPS.

Seção 6 – Perfis e Permissões: relaciona todos os usuários ao módulo/opção definido neste documento de requisitos, bem como suas permissões de acesso.

Seção 7 – Requisitos Não-Funcionais de Qualidade: define os requisitos funcionais de qualidade do software

Seção 8 – Analise de Risco: identifica os riscos envolvidos na definição dos requisitos do módulo em questão.

Seção 9 – Anexos: informações adicionais relacionadas ao módulo e/ou aplicativo.

2. DESCRIÇÃO GERAL

2.1 Descrição

O controle de estoque é feito manualmente em papel. A solução seria a implementação do cadastro do lote de um produto específico que é fornecido diariamente e dos ingredientes necessários para a produção de lanches, tendo então um maior controle na verificação de disponibilidade dos produtos e ingredientes, pois caso não há disponibilidade o sistema irá emitir um alerta para o usuário, além disso, a verificação da validade dos produtos também será feita pelo sistema emitindo também uma alerta caso não esteja na validade.

Primeiramente uma demanda é solicitada do atendimento, é verificada se a demanda é de um produto ou de um lanche (serviço), caso seja um produto é verificado se há o produto em quantidade no estoque, se houver é verificada a validade, caso esteja na validade é encaminhado ao atendimento e a contabilidade de produtos no estoque é realizada, caso não haja produtos o atendimento é notificado e o fornecedor é acionado para que haja a reposição , após a reposição de produtos é realizada uma nova contabilidade de produtos.

Caso um produto esteja fora da validade é emitido um alerta e este é descartado, em seguida a contabilidade do estoque é refeita.

Caso a demanda seja um serviço (lanche), é verificado se há ingredientes em quantidade suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com