TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Relações Sociais e Serviço Social no Brasil

Por:   •  27/7/2022  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, o Capital se expressa sob a forma de mercadorias, ou seja, meios de produção (matérias-primas e instrumentos de trabalho) e meios de vida que são cruciais para a representação da força de trabalho. Essas mercadorias são objetos úteis, posto que, atendem as necessidades sociais, adquirindo qualidades diferenciadas, agregando a ela valores de uso.

Além do seu valor de uso as mercadorias também são grandezas sociais. São valores de uso quando incorporam a força humana de trabalho. À medida que, grandeza social não se diferencia pela sua qualidade e sim por sua quantidade de trabalho. As mercadorias adquirem valor na relação de troca. Ao longo da história o papel de equivalente geral era agregado ao ouro, com o passar do tempo transformou-se em dinheiro. Historicamente os produtos constituem a forma de mercadoria, dado que, são produtos de trabalho privado que precisam ser trocados.

Há também o valor capital. Ele se mostra em mercadorias: meios de produção e meios de subsistência. O capital considera o monopólio dos meios de produção e de subsistência por parte da classe capitalista, pondo-se em confronto com a classe trabalhadora, destituída das condições materiais necessárias à materialização de seu trabalho. O trabalhador se vê, então, obrigado a vender sua força de trabalho para sobreviver. O capital supõe o trabalho assalariado.

Para sobreviver, o indivíduo precisa gerar os seus meios de subsistência, para tal, necessita dispor dos meios necessários de produção. Enquanto, para o trabalhador é inevitável que ele se disponha dos meios de produção para sua própria subsistência. É nesse ponto que ambos se contrapõe, à medida que, sendo visto como propriedade alheia monopolizados pela classe capitalista, não resta outra saída para o trabalhador do que vender parte de si mesmo em troca do valor equivalente aos recursos necessários para sua subsistência e de sua família, expresso por salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com