TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Hidricos

Monografias: Residuos Hidricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------------------04

Desenvolvimento------------------------------------------------------------------05

Conclusão---------------------------------------------------------------------------07

Referências bibliográficas--------------------------------------------------------09

Introdução

Neste trabalho abordaremos sobre a poluição dos recursos hídricos, como ela ocorre, quais as principais fontes de poluição, efeitos decorrentes da poluição hídrica da saúde da população, a qualidade ambiental, quais as causas sociais da poluição hídrica.

Poluição Hídrica

A água pode ter sua qualidade afetada pelas as mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que tenham determinados efeitos no corpo receptor.

Qualquer alteração provocada no meio ambiente das características dos elementos que forma o próprio meio ambiente. E o caso do aumento da concentração do dióxido de carbono ou gás carbono naturalmente presente na atmosfera. A poluição pode ser causada pela introdução de substancias artificial e, portanto, estranhas a qualquer eco sistema.

A deposição de agrotóxico e de recipiente plásticos no solo e nas águas, o lançamento de elementos radioativos artificiais na atmosfera, no solo e nas águas.

A poluição e uma das principais ameaças a biodiversidade, ou seja, a grande variedade de vida que sobrevive em diferentes ambientes, desde as profundezas dos oceanos ate aos mais altos picos das montanhas.

A biodiversidade e responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas do mundo.

O ecossistema e o conjunto de seres vivos e dos fatores ambientais de uma determinada área que interage em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria. Portanto a poluição e um risco para os sistemas naturais, para o equilíbrio entre plantas, animais, climas e solos.

A poluição hídrica também conhecida como poluição das águas, e caracterizadas pela a introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-química de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, alem de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em diversos pontos do mundo.

Os prejuízos desse processo são imensos, alem de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre a morte de espécie aquáticas, além da proliferação de doenças como a febre tifóide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras. Outros fatores negativos da poluição hídrica são: odor, grande concentração de mosquitos e eutrofização ( quando o esgoto e lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes provoca o crescimento de algas, impedindo a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático).

Os nitratos presentes nos fertilizantes e os dejetos humanos e animais também contaminam as águas subterrâneas, que abastecem diversas populações. Isso ocorre principalmente nas áreas de intensa atividade agrícola, industrial e nos locais que não possuem saneamento básico.

A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interações entre estas interações é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição.

A forma química altera a composição da água e como esta reage.

A forma física, ao contrario da química, não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema.

A forma biológica consiste na introdução de organismos ou microorganismos estranhos aquele ecossistema, ou então no aumento danoso de determinado organismo ou microorganismo já existente.

Além das formas, temos duas categorias de como pode se dar a poluição:

Poluição localizada, onde a fonte de poluição origina-se de um ponto especifico, como por exemplo, uma vala ou um cano. Exemplo de tal forma é o despejo de impureza, por parte de uma estação de tratamentos residuais, por parte de uma empresa ou então por meio de um bueiro.

Poluição não localizada é uma forma de contaminação difusa que não possui origem em uma única fonte. Geralmente o resultado de uma acumulação de agente poluidor em uma área ampla. A água da chuva recolhida de áreas industriais e urbana, estradas bem como sua conseqüente utilização e geralmente categorizada como poluição não localizada.

Principais contaminantes de água: elementos que contém CO2 em excesso exemplo fumaça industrial.

Contaminação térmica;

Substancias tóxicas;

Agentes tensoativos;

Compostos orgânicos biodegradáveis;

Agentes patogênicos;

Partículas sólidas;

Nutrientes em excessos;

Substâncias radioativas.

A água e geralmente considerada poluída quando esta impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim ser utilizando para nenhum fim de consumo estreitamente humano, como água potável ou para o banho ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas. Fenômenos naturais como erupções vulcânicas, algas marinhas, tempestades e terremotos são causas de uma alteração da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com