TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Empresarial

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR(A): Maria das Graças Ferreira

O aluno deverá fazer o Trabalho em Grupo e entregar via sistema, link, para análise da Tutoria e da Coordenação de Curso.

Questão: Responsabilidade Social Empresarial

Carrow afirma que a “responsabilidade social da empresa abrange expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias postas às organizações pela sociedade, em um dado momento de tempo” (Carrow apud Dias & Duarte, 1986, p.56). Essas mesmas características são notadas na definição de McGuire, que diz que “a ideia de responsabilidade social supõe que a organização tenha não apenas responsabilidades legais e econômicas, mas também responsabilidades para com a sociedade, as quais se estendem além dessas obrigações”(Mcguire apud Dias & Duarte, 1986, p.56).

Após a leitura dessas definições, faça sua análise do conceito de responsabilidade social empresarial.

Por muito anos nos deparamos com as empresas em busca de modelos que definam as suas atuações e assim estabelecer programas próprios no âmbito da responsabilidade social.

Responsabilidade Social Empresarial são ações que beneficiam a sociedade. Segundo Carroll (1979, p.497 – 505) alguns autores defendiam que a responsabilidade social deveria ser definida em algumas áreas nas quais as empresas teriam responsabilidade, como os problemas com poluição, pobreza, discriminação racial, entre outros.

São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

Ao se organizar para um trabalho social, as empresas devem estabelecer um foco, pois suas atitudes não devem ter como objetivo (ou pretensão) a substituição das empreitadas de porte macro – que são obrigações do Estado, deve representar uma contribuição dirigida às enormes carências da coletividade e para a preservação do meio ambiente.

As áreas que recebem essas ações vão desde o meio ambiente – onde empresas reflorestam árvores no lugar das que foram derrubadas, por exemplo – passando por áreas de saúde, projetos culturais, conservação do patrimônio público, proteção aos animais e filantropia.

A multivariedade de suas formas facilita a adequação e a conformidade com o modelo de gestão praticado e a cultura organizacional, considerados também os valores compartilhados. Dessa forma, a criação de mecanismos que permitam dimensionar e comparar as ações sociais corporativas, por meio de indicadores, é uma tendência que reforça a qualidade dos modelos de gestão.

Uma empresa que trabalha o conceito de que bom relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com