TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Por:   •  23/10/2016  •  Tese  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

Uma introdução as ferramentas de apoio de Controle de Versão – Bitbucket e SourceTree

Profa Claudete Moscardini

Controlar uma versão de um documento ou software é bastante importante para se ter um histórico de edição de todos os arquivos de um projeto, indicando quem realizou a alteração, data da alteração, quais foram os pontos alterados e o motivo desta alteração.

Para a utilização de um software controlar de versão é importante entender alguns conceitos: commit, merge, branch, head, e outros.

Segundo o site Mauda, tem-se o seguinte conceito:

[pic 1]

Você tem um Head que se inicia na letra A da árvore, é o ramo principal, e na nossa arvore acima segue (A-B-C-E-F-G), a partir dai, os desenvolvedores fazem upload do código e a cada mudança eles fazem commit, surgindo ai uma nova versão, como a letra B, C e assim sucessivamente. Uma vez, que vários desenvolvedores poderão pegar o mesmo programa e trabalhar localmente no código, surge a ideia do Branch (ramo secundário), que é o caso do H, K, etc. Ao commitarem, irão gerar versões diferentes da mesma raiz. Mas, para que esse programa se unifique, após o trabalho de vários desenvolvedores é importante fazer um Merge, uma junção dos códigos. Veja a arvore abaixo extraída do site da (mauda).

[pic 2]

Percebe-se então que na arvore acima as linhas na cor azul representam o Head (ramo principal) que deve ser o código do software em produção. As linhas na cor preta representam branch (os ramos secundários) criados para realizar alterações que o cliente do software deseja. E as linhas de cor vermelha representam operações de Merge, reunindo o código de dois branches ou o código de um branch com o head.

Portanto, os pontos C, D, E, F, G, M representam modificações realizadas no código em Produção. Mas, contradiz com a ideia que o código da Head não deve ser alterado sem ser criado um novo branch.  Realmente é necessário criar um branch para trabalhar com alterações pedidas pelo cliente. Mas, se houver erros identificado pelo cliente em produção para esse tipo de caso é necessário que o erro seja corrigido rapidamente e seja feito um deploy (substituição) da nova versão em produção, então a alteração é realizada no Head, pois após o novo deploy a última versão do Head deverá contemplar o estado que a produção se encontra, ou seja, com a correção do erro.

Para subir um código para o versionador é necessário realizar uma operação de Commit. Para obter a última versão do código do versionador é realizada uma operação de Pull, o qual representa o download do código que está no versionador. Merge é a operação mais crítica de um versionamento, pois realiza a união de códigos de dois pontos do versionador, normalmente o local, do desenvolvedor, e o remoto do versionador.

Existem diversas ferramentas de versionamento disponíveis para ser utilizada por desenvolvedores. Hoje com o advento da computação em nuvem, não é necessário mais ter um servidor instalado para realizar isso, pois há serviços on-line que disponibilizam versionadores para serem utilizados. Um desses serviços é chamado de BitBucket e é nesta ferramenta que vamos aprofundar o conhecimento sobre versionamento de código fonte.

Bitbucket

O serviço Bitbucket é um serviço disponível pela empresa Atlassian. Ele é um repositório GIT/Mercurial, portanto, implementa dois padrões de versionamento GIT e o Mercurial.

A escolha do BitBucket na UNIFAE, é que o seu maior concorrente o GitHub é um serviço online de versionamento bastante conhecido mas, ele não possui a capacidade de manter projetos privados. A ferramenta Bitbucket possui um mecanismo de criação de projetos privados, permitindo que apenas a equipe tenha acesso ao projeto. E o SourceTree, facilita a utilização evitando ter que digitar códigos de comandos do GIT.

Passos para Criar um estrutura BITBUCKET – SourceTREE

  1. Primeiro crie uma conta no Bitbucket.

https://bitbucket.org/dashboard/overview

  1. Crie um repositório, nele os arquivos ficaram guardados. Em Settings, você configurar o repositório informando até a linguagem C, C#, Java, etc..., Colocar uma imagem para o repositório (avatar), será usado o GIT.

[pic 3]

Na tela inicial ele já faz um logo (JAVA) com o projeto.

Alguns conceitos desta tela:

O fork é usado para fazer uma cópia completamente separada de um outro projeto a partir de um determinado ponto. O fork é muito utilizado por equipes de desenvolvimento de projetos open source, pois permite que um projeto tenha um ciclo de vida dentro de um repositório a parte, sem influenciar o projeto original, sendo que no futuro, alterações que ocorram nesse projeto forkeado, possam ser incoroporadas ao projeto original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (680.9 Kb)   docx (471.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com