TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Biomedico

Dissertações: Resumo Biomedico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

O biomédico, profissional da área da saúde com ampla e sólida formação básica generalista e humanista. O profissional desta área utiliza o auxílio das ciências sociais como orientação para a transformação da realidade em benefício da coletividade. Por motivo de sua ampla formação que o permite atuar em praticamente todos os setores da saúde, o biomédico integra-se com os mais diversos profissionais da área.

A Biomedicina, curso criado com o objetivo de formar profissionais capacitados a exercer funções docentes nos cursos de medicina e odontologia, já existe há 40 anos e desde então sofreu diversas alterações curriculares a fim de aumentar sua área de atuação e proporcionar uma melhor qualificação a seus profissionais.

O árduo caminho até a Biomedicina como vemos hoje foi pautado de luta dos próprios biomédicos, primeiramente em 1979 para a regulamentação da profissão e depois pelo direito de exercer análises clínico-laboratoriais, direito somente assegurado ao biomédico em 1986.

No âmbito acadêmico, a Biomedicina apenas começou a ser oferecida como curso em universidades na década de 60,curso que se diferenciava dos tradicionais por seu conteúdo e estrutura inovadores. Os primeiros formandos de Ciências biológicas-modalidade médica, foram habilitados para a docência e pesquisa. Entretanto, o curso foi extinguido ou teve suas matérias transferidas para outros cursos, uma vez que possibilitava aos egressos, mediante a complementação da função biomédica recebida, obtivessem uma nova titulação. Somente no início da década de 70 o curso de Biomedicina voltou a ser oferecido, por instituições particulares que, não sofrendo pressão das outras áreas aumentou o leque de disciplinas. O que permitiu habilitações em novas áreas aos profissionais que antes eram atuantes apenas em pesquisa.

Os diversos campos de atuação do biomédico são o trunfo do profissional. Suas habilitações são divididas em especialidades, como em outras áreas da saúde. São estas :

1. Análises Clínicas

2. Acupuntura

3. Análise Ambiental

4. Análises Bromatológicas

5. Anatomia Patológica

6. Banco de Sangue

7. Biofísica

8. Biologia Molecular

9. Bioquímica

10. Citologia Oncótica

11. Coleta de Material

12. Docência e Pesquisa

13. Embriologia

14. Farmacologia

15. Fisiologia (Geral e Humana)

16. Genética

17. Hematologia

18. Histologia Humana

19. Imagenologia

20. Imunologia

21. Indústria e Comércio

22. Informática de Saúde

23. Microbiologia de Alimentos

24. Microbiologia e Virologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com