TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Corrosão

Trabalho Universitário: Resumo Corrosão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 7

Corrosão

A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.

Corrosão Uniforme

A corrosão se processa em toda extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura. É chamada por alguns de corrosão generalizada, mas essa terminologia não deve ser usada por tornar-se redundante. O termo generalizada é aplicável à corrosão por pite ou alveolar, quando manifestadas em toda a extensão da superfície corroída.

Corrosão por pites

A chamada corrosão por pites é uma forma de corrosão localizada que consiste na formação de pequenas cavidades de profundidade considerável e o mais importante, significativa frente a espessura do material. Ocorre de maneira extremamente determinada, podendo portanto ser chamada de puntiforme, não apresentando ataque no material circundante. Caracteriza-se por atacar materiais metálicos que apresentam formação de películas protetoras passiváveis e sendo resultado, geralmente, da atuação de "ilha" ativa-passiva nos locais de pequena área (disto pontos) onde há o rompimento de tal camada passiva.

Corrosão por concentração diferencial

A variação de determinados componentes no meio no qual o material está permanentemente ou mesmo eventualmente imerso (em contato) provoca igualmente ação corrosiva, a qual é denominada corrosão por concentração diferencial. Seu mecanismo de ação é a formação de pilhas de concentração iônica diferencial e pilhas de aeração diferencial. Este tipo de corrosão pode ser dividido em corrosão por concentração iônica diferencial, associada com a variação de determinadas concentrações iônicas propriamente ditas do meio, a corrosão por aeração diferencial, variando a concentração de determinados gases da atmosfera gasosa em contato com o material, a corrosão em frestas, ocasionada por configuração geométrica do material corroível, que possibilita a formação de variações de concentração ou de aeração e pelo mesmo motivo, a corrosão filiforme, mas associada a configurações dos revestimentos aplicados, tais como a pintura.

Corrosão Galvânica

O contato elétrico entre materiais diferentes resulta no processo corrosivo conhecido como corrosão galvânica. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroquímicos, em outras palavras, na "nobreza" dos materiais. Exerce influência neste tipo de corrosão a proporcionalidade entre as áreas anódica e catódica. Tal proporção deverá ser menor possível com vistas a se obter a mínima corrosão na área anódica aliada a sua uniformidade. A presença de íons metálicos no eletrólito é um fator importante nesta corrosão. No caso de os íons no eletrólito serem mais catódicos que os materiais com os quais possam ter contato, haverá corrosão devido a reações de troca entre o metal e os cátions dissolvidos, com consequente oxidação do metal da estrutura em questão.

Corrosão sob tensão

O desenvolvimento da corrosão sob tensão exige a presença simultânea de tensões de tração e fatores ambientais específicos. Isso é incomum nas atmosferas internas de um edifício. As tensões não necessitam ser muito altas em relação ao limite de escoamento do material e pode ser devidas a carga e/ ou efeitos residuais dos processos de fabricação tais como soldagem ou dobramento. Devem ser tomados cuidados quando os componentes de aço inoxidável com tensões residuais elevadas (por ex. devido ao trabalho a frio) são usados em ambientes ricos em cloretos (por ex. piscinas cobertas, marinho, plataforma marítima).

Alguns materiais possuem baixa resistência a corrosão. Na maioria dos meios, porém, essa resistência, pode ser melhorada, ampliada ou até mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando-se técnicas adequadas de proteção. Acerca dessas técnicas é correto afirmar:

1.Os revestimentos ampliam a resistência à corrosão do material metálico formando uma película interposta entre o metal e o meio corrosivo, que pode dar ao material um comportamento mais nobre, como no caso das deposições metálicas mais catódicas que o metal de base, ou se constituir em uma barreira entre o metal e o meio.

2. Os inibidores de corrosão são muito utilizados quando o meio corrosivo é liquido inibidores são compostos químicos adicionados ao meio que promovem polarização anódica ou catódica ou formam uma película que aumenta a resistência de contato das áreas anódicas e catódicas das pilhas de corrosão.

3. Sendo o oxigênio um agente despolarizante a sua retirada favorece a polarização catódica, com conseqüente diminuição da intensidade do processo corrosivo. A retirada de oxigênio do meio é chamada desaeração.

4. O aumento da resistência corrosão via controle de pH visa favorecer a apassivação daqueles metais que se tornam passivos com o pH ligeiramente básico.

O ataque uniforme é uma das classificações da corrosão em relação à maneira como ela se manifesta. Sobre esse tipo de corrosão é correto afirmar:

1. Seus exemplos mais comuns incluem a ferrugem generalizada do aço e o escurecimento de pratarias.

2. As reações de oxidação e de redução, do ponto de visa microscópico, ocorrem aleatoriamente sobre a superfície metálica.

3. É uma forma de corrosão eletroquímica que ocorre em intensidade equivalente ao longo de toda a superfície exposta.

4. É relativamente fácil de ser levada em consideração nos projetos de engenharia e, por isso, é menos questionada e estudada.

Corrosão seletiva

A corrosão seletiva é um conjunto de processos corrosivos que se pode dar pela diferença entre a nobreza de dois elementos constituintes de uma liga metálica.

Exemplo: Grafítica Ocorre no ferro fundido, na qual o ferro sofre corrosão, restando a grafite intacta. Dezincificação ocorre principalmente em latões(ligas de Cu – Zn). Principalmente em soluções salinas e com maior intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com