TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Textos

Dissertações: Resumo De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: Resumo de Textos

 “Uma Doença para Cada Remédio” Lígia Bahia

O texto aborda o papel controverso das inovações tecnológicas que estão surgindo, que trazem junto a si diversas alternativas de tratamento e a multiplicação de patologias e intervenções para corrigir comportamentos e insatisfações estéticas. Duas questões fundamentais são discutidas: primeiramente, a interação de médicos e hospitais com as indústrias de medicamentos e equipamentos, nem sempre bem intencionadas e transparentes; e em um segundo momento, a priorização de trajetórias de produção-consumo visando reduzir custos para permitir a continuidade e a aceleração do progresso tecnológico, o que imprime direcionalidade ao desenvolvimento científico.

Essas questões, juntamente com a falta de ações governamentais sobre a Saúde, reafirma o lugar do Brasil como consumidor de tecnologias importadas, selecionadas segundo critérios das taxas de retorno de eventuais investidores e não pelas necessidades de saúde.

 Boletim de Farmacoepidemiologia

O texto traz informações sobre prescrição e consumo de medicamentos industrializados, particularmente da Portaria SVS/MS nº 344/1998, a partir de dados obtidos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) até março de 2010. Dos 143 princípios ativos que compõem os medicamentos comercializados da lista presente nessa Portaria, 108 (75,5%) necessitam de receita branca para ser dispensados, 22 (15,4%) precisam do receituário azul e para 13 (9,1%) a receita a ser aviada deve ser amarela.

Através da classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical Code) da Organização Mundial da Saúde (OMS), pode-se constatar que dos medicamentos utilizados, a maioria possui atuação no Sistema Nervoso Central (74,8%).

A distribuição dos medicamentos segundo a categoria de risco de uso na gravidez mostrou que a maior parte dos fármacos (46,9%) encontram-se na categoria de risco C, e a maioria é excretado no leite materno. Em relação ao uso desses medicamentos no tratamento de doenças/agravos, segundo capítulos da CID-10, verifica-se que há uma predominância para os Transtornos Mentais e Comportamentais (44%). As duas categorias farmacológicas mais frequentes foram antipsicóticas e antidepressivas

A principal via de administração dos medicamentos é a oral, sendo que um maior número de princípios ativos está contido na forma farmacêutica comprimido, seguido de cápsula e solução injetável. Quanto às opções de uso terapêutico dos medicamentos, os utilizados exclusivamente para depressão e HIV/ Aids foram os que predominaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com