TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Libras - "Livro sou Surda e não sabia"

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE ENSINO.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: LIBRAS.

DOCENTE: ALESSANDRA C. CALIXTO.

ZILMA BRITO.

Atividade Parcial 2º Bimestre.

Resumo Crítico: Documentário – “Sou surda e não sabia”.

Salvador

2016.

UNIME

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: LIBRAS.

DOCENTE: ALESSANDRA C. CALIXTO.

ZILMA BRITO

Atividade Parcial 2º Bimestre.

Resumo Crítico: Documentário – “Sou surda e não sabia”.

Trabalho apresentado em cumprimento ao processo

avaliativo da disciplina de Libras

 ministrado pela Docente Alessandra Costa Calixto.

Salvador

2016.

O Documentário ”Sou surda e não sabia”, traz o relato verdadeiro de uma menina surda chamada Sandrine que nos mostra, desde a sua infância, todos os problemas referentes aos diversos tipos de aprendizagem pelos quais passou no mundo dos ouvintes.

Sandrine, que possuía pais ouvintes, recebeu o diagnóstico médico de surdez ainda bebe depois de vários testes e exames clínicos, pois quando nasceu não existia toda essa tecnologia moderna e nem exames específicos para detectar esses desvios auditivos grandes ou pequenos. Os médicos receberam Sandrine como uma criança que possuía uma doença e acreditavam que com os devidos cuidados ela voltaria a escutar. Por conta disso, ela passava a maior parte do tempo no hospital, com seus pais acreditando que a surdez era algo normal e que em breve passaria. Com o passar do tempo Sandrine começou a fazer tratamento com a Fonoaudióloga e com Psicólogo, além de passar a usar aparelho auditivo. Mais os aparelhos apenas a possibilitava ouvir ruídos, sem o devido entendimento do que de fato as pessoas estavam falando. Com isso Sandrine cresceu sem saber que era surda, se afastando das pessoas e sem conseguir entender o que acontecia com ela.

Todas as pessoas ao redor dela, até mesmo na escola onde somente ela era surda, se comunicavam oralmente, mais Sandrine acreditava que era mental a comunicação, e por diversas vezes tentou tal feito, sem obter resultados, o que a distanciou ainda mais de todos principalmente dos seus pais, que ainda assim tentavam a todo custo falar com ela normalmente. Pois para eles, Sandrine podia ser curada, e que o uso dos aparelhos auditivos e dos atendimentos com especialistas iriam ajudá-la a ouvir e falar, assim como eles.

Depois de um tempo os pais de Sandrine a matricularam numa escola, onde a língua de sinais já era conhecida pelos alunos surdos, mais era proibida. Ainda assim, os surdos a utilizavam ás escondidas.

(...) Em resumo, a origem da Libras, está intimamente ligada ao processo de escolarização dos surdos, e mesmo que nas instâncias educacionais a língua legítima dos surdos tenha sido banida, em muitos momentos, os surdos sempre a utilizaram entre si (GESSER. 2009,p.38.).

 E foi neste tempo que Sandrine descobriu e aprendeu a língua de sinais, aprendendo a se comunicar, a entender os oralistas, assim como seus pais, e os pais surdos de seus novos amigos. Passando a viver praticamente dois mundos, com os surdos e com os oralistas.

Mesmo sendo obrigada a falar, Sandrine cresceu e adquiriu sua própria identidade, passando a entender tudo o que acontecia á sua volta, alimentando seus sonhos e desejos como os de uma garota normal. E não só Sandrine, mais toda a comunidade surda passou a se encontrar com sua identidade social, ora construída através da escola junto aos seus pares surdos, construindo saberes, trocando conhecimentos e experiências, dando assim continuidade a essa construção em seus lares.

Atualmente apesar de existir escolas bilíngües onde o uso das duas línguas é obrigatório, ainda são poucas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com